Home Famosos Colunista Jairo Rodrigues Uso de canabidiol na odontologia é tema de curso em São Paulo ministrado pelos dentistas Bruno Puglisi e Elson Bianquini

Uso de canabidiol na odontologia é tema de curso em São Paulo ministrado pelos dentistas Bruno Puglisi e Elson Bianquini

0
Uso de canabidiol na odontologia é tema de curso em São Paulo ministrado pelos dentistas Bruno Puglisi e Elson Bianquini

No dia 31/07 (sábado), a cidade de São Paulo vai sediar o primeiro curso sobre o assunto, ministrado pelos doutores Bruno Puglisi e Elson Bianquini, precursores do uso da substância, com autorização da ANVISA, na odontologia.

A aula é presencial, com vagas limitadas e vai abordar: histórico, o que é, tipos e componentes da cannabis; receptores canabidioides; farmacologia; o uso medicinal; a utilização na odontologia para DTM (Disfunção Temporo Mandibular) e a prescrição.

O canabidiol, também conhecido por CBD, é um dos princípios ativos da Cannabis sativa, nome científico da maconha. Compõe até 40% dos extratos da planta e pode ser usado como medicamento para diversas doenças, que variam de epilepsia severa a fibromialgia. A substância está sendo usada, com sucesso, em pacientes com distúrbio da articulação temporomandibular – ATM.

Os distúrbios da ATM afetam a articulação que conecta o osso da mandíbula e o crânio e podem impactar, negativamente, a qualidade de vida das pessoas que sofrem com ele e, normalmente são tratados com medicamentos e até mesmo cirurgia que podem causar efeitos colaterais graves.

O canabidiol veio trazer mais alívio para esses pacientes como uma forma mais segura de aliviar a dor e outros desconfortos de distúrbios leves e graves da articulação que incluem: lesões e dores, desconforto nos músculos que controlam a mandíbula, degeneração e inflamação dos discos e cartilagem da articulação que conecta a mandíbula ao crânio, entre outros.

Segundo Dr. Bruno Puglisi, o momento é muito oportuno para a discussão, já que no mês de junho uma Comissão Especial da Câmara dos deputados, em Brasília, aprovou Projeto de Lei 399/2015, que autoriza o comércio de medicamentos que contenham extrato ou substrato da espécie cannabis sativa bem como seu cultivo para uso medicinal, veterinário e industrial no Brasil.

“Cada dia que passa fica mais evidente a eficiência do canabidiol em vários tipos de tratamento”, afirma Dr. Bruno Puglisi.

 

Informações:
Curso – Uso do Canabidiol na Odontologia
Dia 31 de julho com duração de 6h
Público: dentistas (vagas limitadas)

 

JAIRO RODRIGUES é jornalista e crítico de TV. Participou dos programas ‘A Tarde É Show’, na Rede Brasil de Televisão, ‘Olga’ na RedeTv! e ‘Saúde & Você’ na Record News. No Gazeta Nacional fala sobre bastidores da TV e famosos. Instagram: @jairorodriguesoficial

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here