Um período de descontos no comércio é sempre uma forma de aquecer a economia. Pensando nisso, o Governo Federal lançou oficialmente a primeira Semana do Brasil, que vai de 6 à 15 de setembro e promete oferecer em sete dias boas oportunidades para fechar negócio.
A iniciativa partiu da Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto (Secom) em conjunto com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), que percebeu que o mês de setembro, normalmente, registrava uma queda no faturamento do comércio, motivado especialmente pela falta de uma data comemorativa que incentivasse as vendas.
Segundo Fabio Wajngarten, secretário especial do Secom, foi montado uma série de estratégias para engajar diferentes setores e associações de comércio em todo o país. Espera-se que essa Semana do Brasil seja apenas a primeira de muitas edições que virão. Até o momento, mais de 40 associações já apoiaram a iniciativa e o Governo pretende dar suporte às vendas.
Como vai funcionar a Semana do Brasil?
A Semana do Brasil vai funcionar de forma semelhante à Black Friday: as lojas físicas e online tem a possibilidade de oferecer um preço melhor em seus produtos como forma de incentivo para que o consumidor feche o negócio. O valor do desconto é de livre escolha de cada empresa. Até mesmo lojas do segmento do turismo devem participar, oferecendo valores especiais em pacotes de viagens pelo Brasil – também incentivando que os brasileiros conheçam as belezas do próprio país.
O funcionamento semelhante à Black Friday não é coincidência, nem mesmo na escolha dos dias. Estados Unidos, a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro, após o Dia de Ação de Graças, e aos poucos conquistou também os brasileiros, mesmo não sendo uma data “oficial” daqui. Para reforçar nossa identidade, a escolha da semana também tem relação com um importante feriado nacional, o Dia da Independência, e se encerra no Dia do Cliente.
Se você está pensando em adquirir algum produto e puder esperar, vale a pena ficar de olho na Semana do Brasil. Afinal, com o incentivo do Governo e a adesão dos órgãos de comércio, possivelmente vamos encontrar nas lojas algumas vantagens interessantes de compra.
As melhores ofertas da Semana do Brasil
Ainda que já exista uma expectativa por parte dos consumidores quanto ao potencial de economia que poderá ser feito na Semana do Brasil, é importante estar atento para aproveitar as melhores promoções da Semana do Brasil.
Se você tem uma loja online preferida, por exemplo, pode ficar atento nas redes sociais da marca, além de visitar com alguma frequência o portal de compras. Dessa forma, se a marca fizer o anuncio de algum desconto especifico, você estará por dentro.
Além disso, você pode aproveitar sites de pesquisas de preço para comparar várias lojas ao mesmo tempo, ou ainda, conferir os portais de cupons de desconto para verificar se existe possibilidades extras de economizar, mesmo em uma semana promocional.
Ainda que a iniciativa tenha como grande objetivo o fomento da economia brasileira, o consumidor também sai ganhando por ter acesso à produtos com um preço mais atrativo. As oportunidades são validas para todos os segmentos, desde eletrodomésticos, smartphones, peças de vestuário e até viagens. Atenção é tudo que o consumidor vai precisar para não deixar passar nenhuma oportunidade na Semana do Brasil!