Connect with us

Cultura

Primeiro Sarau ComVida de 2020 recebe Anna Moura

Published

on

ANNA MOURA - Primeiro Sarau ComVida de 2020 recebe Anna Moura

Evento gratuito da Casa Com a Música, na Lapa, abre espaço para artistas mostrarem seus trabalhos

O primeiro Sarau ComVida de 2020 recebe um jovem talento da cena musical: a cantora, compositora, instrumentista, atriz e poeta Anna Moura. O evento, promovido pela Casa Com a Música em parceria com o Sindicato Nacional dos Compositores Musicais sempre às terças-feiras, a partir das 19h, na Lapa, tem o propósito de abrir espaço para a diversidade e riqueza das manifestações artísticas. Uma atração diferente a cada edição, de novos talentos a nomes consagrados, e o microfone é aberto para quem quiser mostrar sua arte ao longo da noite.

Mulher afroindígena, lésbica, artista de rua e arte-educadora, Anna Moura se dedica há 10 anos a construir sua carreira de forma independente e autoral apresentando-se em festivais, praças públicas, vagões, ônibus, bares e eventos particulares com sua voz rasgada, timbre grave e sorriso escancarado. O seu repertório propõe ao público suas ideias de resistência com canções que carregam influências da MPB, do rap, do rock, do samba e do reggae. Em paralelo ao seu trabalho solo, integra a Banda Delas, conjunto formado por mulheres que nasceu em Brasília, em 2012.

Ao longo de 2019, o Sarau ComVida abriu espaço para mais de 100 artistas mostrarem seus trabalhos, de nomes de peso da música brasileira, como Robertinho Silva, Jane Duboc, Carlos Dafé, Azymuth, Kiko Continentino, Mauro Senise e Reppolho, à nova geração, como Luciane Dom, Beraderos, Chele, Nana Kozak e Soul Guanabara.

A Casa com a Música fica na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa. A entrada é uma colaboração consciente.

Serviço:  
Data: 7 de janeiro, terça-feira 
Início do Show: 19h 
Entrada: colaboração consciente

Local: Casa com a Música

Endereço:  Rua Joaquim Silva, 67, Lapa (RJ) Mais informações: https://www.facebook.com/events/571228693606827/

Cultura

Influenciadora Baiana Clara Phileto Indica Quatro Lugares Para Conhecer Em Salvador Após A Pandemia

Published

on

ASDA - Influenciadora Baiana Clara Phileto Indica Quatro Lugares Para Conhecer Em Salvador Após A Pandemia

Após tantos meses confinados dentro de casa é natural que estejamos sonhando com a nossa próxima viagem e planejando um roteiro perfeito. Outra coisa que sabemos que é quando as viagens forem normalizados, a prioridade será os destinos nacionais. Se você ainda não tem um destino certo, a influenciadora e sommelier, Clara Phileto de Carvalho, indica a cidade de Salvador e quatro lugares para tornar essa viagem inesquecível.

A Ilha dos Frades

Para os amantes de uma boa praia a dica é ir na Ilha dos Frades, na Baía de Todos os Santos, é maravilhosa. A Fundação Baía Viva vem fazendo um lindo trabalho fomentando o turismo naquele local. Vale muito a pena conhecer. A praia de Loreto é apaixonante e a Capela de Nossa Senhora do Loreto, um sonho de igreja à beira mar!

Pelourinho

Com certeza passear pelas ruas do Pelourinho. Tem inúmeros restaurantes maravilhosos, igrejas lindas e figuras engraçadíssimas pelo caminho!

Farol da Barra

De dia ou à noite, o Farol da Barra em Salvador é sempre maravilhoso e tem uma energia única. Não dá para imaginar ir a Salvador e não passar por esse ponto turístico.

Chapada Diamantina

Um local que não é clichê, mas vale muito a pena conhecer é a Chapada Diamantina. Local de energia muito forte, perfeito para momentos de reconexão com o seu eu interior.

Continue Reading

Cultura

Projeto Sarau em Casa recebe o músico Reppolho nesta quinta (13)

Published

on

By

1 Reppolho - Projeto Sarau em Casa recebe o músico Reppolho nesta quinta (13)

Artista pernambucano é um dos grandes nomes da percussão no mundo

 

O “Sarau em Casa” desta quinta-feira, 13 de agosto, às 21h, recebe o multi-instrumentista, compositor, cantor, arranjador, produtor musical e pesquisador pernambucano Reppolho. O projeto é organizado pelo coletivo Casa Com a Música em parceria com o Sindicato Nacional dos Compositores Musicais (SNCM).

 

Descoberto e trazido ao Rio de Janeiro em 1979 por Johnny Alf, um dos fundadores da Bossa Nova, Reppolho tem na bagagem a marca da originalidade, revolucionando a percussão ao criar o estilo cool-afro-regional-pop para a MPB, inspirado no universo pop.

 

O artista coleciona colaborações com nomes de peso da música, como Tim Maia, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Gal Costa, Elza Soares, Blitz, João Bosco, Nana Caymmi e Novos Baianos. Com a cantora Deborah Blando, compôs a música “Unicamente”, tema da novela “A Indomada”, da Rede Globo. Além dos shows e gravações em estúdios, tem se dedicado à pesquisa sobre ritmos e instrumentos de percussão, realizando workshops e projetos solo. Em 2012, publicou o seu “Dicionário Ilustrado de Instrumentos de Ritmo e Percussão”, com produção independente.

 

No “Sarau”, ele falará sobre a sua carreira e interpretará criações do seu vasto repertório, que conta com álbuns como “Tribal Tecnológico” (1989), “Em Perfeita Vibração” (1994), “Zabumbeat” (2008), “Batukantu” (2014) e “Reppolho & Ednaldo Lima juntos” (2018).

 

O Sarau em Casa realiza lives semanalmente com o propósito de abrir espaço para a diversidade e riqueza das manifestações artísticas, além abordar temas relevantes para a cultura. É uma extensão online do evento Sarau ComVida, paralisado por causa da pandemia de Covid-19. Desde 2019, o Sarau ComVida abriu espaço para mais de 100 artistas mostrarem seus trabalhos, de nomes de peso da música brasileira, como Robertinho Silva, Jane Duboc, Carlos Dafé, Azymuth, Kiko Continentino, Mauro Senise e Farofa Carioca, à nova geração, como Abufela, Beraderos, Luciane Dom, Chelle, Nana Kozak, Anna Moura, Lílian Bonard e Soul Guanabara.

 

Ao longo da transmissão, o público poderá participar com perguntas e comentários, além de fazer contribuições conscientes por meio do “Chapéu Virtual” para manutenção e as ações sociais da Casa Com a Música e o SNCM. Para assistir à live, acesse www.facebook.com/casacomamusica ou www.instagram.com/casacomamusica

Continue Reading

Cultura

Performance online revisita as memórias de infância do artista, assista o Vórtice.

Published

on

Garimpo do ouro 2 - Performance online revisita as memórias de infância do artista, assista o Vórtice.
O Vórtice é uma forma que se singulariza na água ou ar, sendo ponto de partida para o espetáculo que se transformou em instalação imersiva, sob a concepção de Vicente Martos

Com direção de arte de Vinicius Dantas, “O Vórtice” estava caminhando para estrear em espaço físico, mas devido a pandemia do novo coronavírus, precisou ser adaptado para uma versão online, com o desafio de fazer o espectador se sentir de forma intrínseca, parte daquela performance, dessa vez como visitante virtual. Também será lançada uma videoarte com título Vórtice-Córtex, com direção de Ego Sum Frank e fotografia de Luciana Ramin.

 O espetáculo acontece em diferentes ambientes da casa do artista, semanalmente os espectadores poderão acessar um novo cômodo, em cada espaço será apresentado uma performance exclusiva, que estetiza o corpo e sua relação com as memórias de infância.

Para uma experiência mais apurada, o público também pode conferir a performance fazendo uso de óculos de realidade virtual, que possibilitará um acesso mais íntimo e dinâmico, dos ângulos filmados com câmeras 360º.

 

Cronograma de apresentação:

 23/07 – Cozinha (Já está disponível na plataforma)

30/07 – Quintal  (Já está disponível na plataforma)

06/08 – Sala  (Já está disponível na plataforma)

11/08 – Quarto

13/08 – Lançamento filme: Vórtice- Córtex

20/08 – Oficina AUTO VIDEO: práticas em videoperformance (Oficina Oswald de Andrade)  

21/08 – Oficina Construção de óculos de realidade virtual (Secretaria de Cultura e Educação Suzano)

 

 

Sobre o artista e equipe:

 VICENTE MARTOS é artista da performance, pesquisador e produtor, tendo participado de festivais, mostras e exposições em São Paulo e outros estados do país. Formou-se em Comunicação das Artes do Corpo (PUC/SP, 2009) e é mestre em Artes Cênicas no PPGArC/UFRN (Natal/RN, 2019). Sua pesquisa se volta para a encenação a partir do corpo e seus desdobramentos estéticos e eróticos, em diálogo com outras mídias e tecnologias, sejam elas de comunicação, geração de imagens ou interação. Entre seus principais trabalhos estão as performances multimídia Cartas a Renato Cohen (São Paulo, 2014/2018), Isto Não É Uma Festa (Natal/RN, 2019) e Chá de Bebê, (São Paulo, 2019). Também possui experiência como arte-educador em oficinas relacionadas à arte da Performance. Atualmente, vive e produz em São Paulo, onde estabelece parcerias produtivas com outros artistas e profissionais da tecnologia na criação e execução de projetos.

 A instalação imersiva O VÓRTICE é um projeto autoral de Vicente Martos que pesquisa narrativas autobiográficas a partir de materiais de arquivos. O trabalho conta com uma equipe preciosa formada pelxs seguintxs artistas: Luciana Ramin, fotógrafa, editora e videomaker, diretora do Agrupamento Andar7; Mônica Augusto, atriz, diretora e professora de Yoga, diretora e fundadora da Dual Companhia de Dança; Raiany Sinara, musicista, compositora e DJ; Rita Cavassana, artista da performance, diretora, pesquisadora e produtora cultural; Vinicius Dantas, artista visual, designer e pesquisador, responsável pela direção de arte e tecnologias de interação do projeto; Ego Sum Frank, artista visual e diretor de arte em produções audiovisuais.

 Realização: Secretaria de Estado da Cultura, PROAC 01/2019 Criação e circulação de espetáculo inédito – Teatro

 

Apoio: Oficina Cultural Oswald Andrade, Secretaria da Cultura de Suzano, Secretaria de Cultura e Educação de Guarulhos

Parceria: LABPerformance UFRN

 

Serviço: 

Espetáculo: O Vórtice 

Local na Web:  https://www.vicentemartos.com/ovortice

Horário: 18:00

Faixa Etária: Livre 

Rede Social: https://www.instagram.com/ovortice_/

Grátis

 

Continue Reading

Trending

Copyright © 2020 Gazeta Nacional - Grupo Michelasi de Comunicação