Lapa de todas as vozes – Gazeta Nacional
Connect with us

Cultura

Lapa de todas as vozes

Published

on

Festival de Rap, gastronomia inclusiva, show para celebrar o centenário de Clarice Lispector e Jazz: confira o que vai agitar o bairro mais boêmio do Rio de Janeiro

Criado pela cantora Rosângela Si, o Palco Lapa 145 abre as portas com o intuito de ser uma casa dos artistas e seus movimentos no bairro mais boêmio do Rio de Janeiro, a Lapa. Com uma programação eclética, o casarão do final do século XIX está totalmente antenado com o nosso tempo, abraçando a diversidade e as manifestações artísticas em estado puro com festivais, shows, exposições, saraus, gastronomia, rodas de samba, rap e hip-hop e oficinas de cinema, dança e iniciação musical. “Somos a casa da diversidade e da cultura, sempre aberta a todos que queiram mostrar o seu talento e, é claro, para quem está ávido a curtir e descobrir a cena carioca das artes muito além do mainstream”, ressalta a fundadora.  

Confira a programação da casa:

Quinta-feira, dia 9 de janeiro, às 21h – Renata Braz e Trio

A cantora Renata Braz e o trio de músicos formado por Leandro Rocha, Alexandre Alves e Ju Werneck apresentam releituras de clássicos e repertório autoral com muito samba, pop, forró, Axé e Bossa Nova. Renata Braz tem mais de 20 anos de carreira, com diversos festivais de música no currículo e atualmente participa do espetáculo “Bitucanto”, que homenageia a vida e obra de Milton Nascimento. O evento começa às 21h e a entrada é R$ 12.

Sexta-feira, dia 10 de janeiro, às 18h – Cozinha Nem

Lançamento da linha de produtos veganos feita por moradores da Casa Nem, espaço na Lapa que é símbolo de luta e de resistência acolhendo e conscientizando transexuais, travestis e transgêneros, que participaram do projeto Cozinha & Voz, com apoio da Organização Internacional do Trabalho. Entre as delícias disponíveis para a degustação, pizzas e hambúrgueres. O evento começa às 18h e a entrada é franca.

Sexta-feira, dia 10 de janeiro, às 22h – 18º Festival Lapa é Rap

Idealizado pelo músico e agitador cultural Kobá Xilon, o evento reúne o melhor da nova cena do Rap com encontros imperdíveis e novidades sempre na segunda sexta de cada mês. A sua 18ª edição, a primeira de 2020, vai contar com batalha de MC’s, intervenções poéticas e apresentações de Emitê OG, Odisseia Rap, 780, Old Dirty Bacon, HG MC, Gruta Records, DJs Karma e Gravina Dope Beats. O evento começa às 22h e a entrada custa R$ 5,00.

Sábado, dia 11 de janeiro, às 20h – Poética Planetária Subtropicalista: Saraushow “100 Anos de Clarice Lispector”

Movimento multicultural criado em 2014 pelo cantor e compositor Alexandre Rota, a banda Poética Planetária Subtropicalista (POPS), em parceria com o Sarau FioMulticultural, promovem uma noite de celebração da obra de Clarice Lispector, que faria cem anos em 2020. Haverá exibição de vídeos sobre Clarice Lispector e o Saraushow multicultural com apresentação musical da banda. Em seguida, começam os jogos poéticos interativos intercalados à música e poesia com construção coletiva de fanzine, criação de música interativa em homenagem à Clarice Lispector e o público poderá levar livros para trocar. O evento começa às 20h e a entrada é franca.

Toda terça-feira, às 18h – Microfone aberto

Microfone Aberto é um sarau moderno que acontece todas as terças, a partir das 18h, onde os artistas podem recitar suas poesias, cantar, apresentar monólogos, ler seus contos, manifestos, em resumo, mostrar a sua arte, sem amarras nem mordaças. A entrada franca.

Toda terça-feira, às 21h – Jam Latin Jazz Session

Jazz com tempero latino. Essa é a proposta da banda DS Grooves, liderada pelo saxofonista, clarinetista, compositor e arranjador uruguaio Daniel Santos. Com mais de 30 anos de carreira e participações em diversos projetos e Big Bands na América Latina, o artista apresentará com seu conjunto músicas autorais, clássicos fusionados com ritmos latinos e canções de expoentes como Paquito D’Rivera e Chucho Valdés. O evento começa às 21h e a entrada é uma contribuição consciente. 

O Palco Lapa fica na Rua da Lapa, 145. Mais informações pelo telefone (21) 98231-0108 ou pelo site www.palcolapa145.com.br

Cultura

Rapper Pevirguladez agita a Lapa

Published

on

By

Casa com a Música recebe o show “Manual Prático de Malandragem”

O Sarau ComVida desta terça, dia 21 de janeiro, recebe o rapper Pevirguladez, a partir das 19h, na Casa Com a Música, na Lapa.

Com vários anos de atuação na cena carioca, Pevirguladez apresenta seu “Hip-Hop Malandro”, uma mistura de rap, samba, malandragem, literatura e outras sonoridades brasileiras para cantar os dilemas dos subúrbios, seus personagens, alegrias e vivências. O show “Manual Prático de Malandragem” apresenta as canções de seus dois primeiros discos, “Eles Não Moram no Morro, Filho do Carnaval” e “Quero Juntar a Minha literatura com a tua”, sempre unindo a poesia do rap à cadência do samba. 

Promovido pela Casa Com a Música em parceria com o Sindicato Nacional dos Compositores Musicais sempre às terças-feiras, o Sarau ComVida tem o propósito de abrir espaço para a diversidade e riqueza das manifestações artísticas. Uma atração diferente a cada terça-feira, apresentando novos talentos e nomes consagrados no universo das artes. E o microfone é aberto para quem quiser mostrar o seu talento ao longo da noite. A entrada é uma colaboração consciente.

A Casa com a Música fica na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa.

Serviço:  
Data: 21 de janeiro, terça-feira 
Início do Show: 19h 
Entrada: colaboração consciente

Local: Casa com a Música

Endereço:  Rua Joaquim Silva, 67, Lapa (RJ)

Telefone: 3593-5306 / 98029-7191

Mais informações: https://www.facebook.com/events/casa-com-a-m%C3%BAsica/sarau-comvida-pevirguladez/823670368063928/   

Continue Reading

Cultura

Zé Pilintra ganha exposição na Lapa

Published

on

By

“Zé Pilintra, Resistência e Malandragem”, da fotógrafa Angélica Goudinho, denuncia o descaso com os moradores de rua e faz crítica social e política

Zé Pilintra é uma das entidades mais importantes dos cultos afro-brasileiros. Considerado o espírito patrono dos bares e é vinculado à boêmia, à vida noturna e à malandragem, é também o guia dos marginalizados, como os moradores de rua. Essa figura da nossa cultura que mescla alegria, desenvoltura e resistência é o tema central da exposição “Zé Pilintra, Resistência e Malandragem”, da fotógrafa Angélica Goudinho, que acontece no sábado, 18 de janeiro, a partir das 16h, no Palco Lapa 145, na Lapa.

– Trata-se de um ensaio fotográfico com o Zé Pilintra no bairro onde conta-se que viveu, a Lapa, e traz a sua interação social com os moradores de rua. Por meio da simpatia e da malandragem da personagem, atores sociais em cena sentem-se à vontade para relatar os problemas que enfrentam no cotidiano das ruas. O ensaio é um auto de resistência e protesto, seguindo a linha de pensamento surgida nas redes sociais após a última eleição presidencial no Brasil: ninguém solta a mão de ninguém – descreve Angélica.

As fotos mostram figuras anônimas e conhecidas, como a modelo Mariah Martinez e a atriz, cantora e compositora Rosângela Si, sempre em interação com a entidade.

Além da exposição, o dia também contará com a apresentação da artista plástica argentina Mariana Bonifatti, conhecida por diversos trabalhos em Santa Catarina e no carnaval carioca, que fará pinturas ao vivo. Para fechar com chave de ouro, roda de samba com Renata Braz  e Rosângela Si.

A entrada é franca. O Palco Lapa 145 fica na rua da Lapa, 145.

Continue Reading

Cultura

Lorenzo Papa se apresenta em espetáculo de dança

Published

on

O ator e modelo mirim, Lorenzo Papa, encantou a todos com sua apresentação no espetáculo de dança “Star Wars”, em dezembro do ano passado. Seu personagem, o ‘Ser da Neve’, foi super aplaudido no Teatro Oi Casa Grande (RJ), junto à turma Baby Class. Amigos e familiares prestigiaram o pequeno.

“Gosto muito de dançar. Sempre que eu dançava, quando eu era menor, meus pais me viam fazer passos de balé sem ninguém ter ensinado. Aí entrei na academia de dança e sempre curto muito as apresentações. Sei que é difícil ter menino nos grupos, mas eu gosto e meus pais apoiam. Adoro dançar e praticar esportes”, ressaltou Lorenzo.

Versatilidade, amor, dedicação e muito talento ele tem de sobra!

Veja fotos: 

Continue Reading

Trending

Copyright © 2019 Gazeta Nacional. Design by EGOBrazil.