Fundadora da PeaceFlow, Diana Bonar ensina abordagem de gestão de conflitos em workshop – Gazeta Nacional
Connect with us

Featured

Fundadora da PeaceFlow, Diana Bonar ensina abordagem de gestão de conflitos em workshop

Published

on

Foto: Divulgação

Lidar com os problemas do dia a dia não é fácil. Trabalho, contas, família… São tantas as atribuições diárias que as pessoas acabam não conseguindo se expressar de formas que os outros consigam entender o que realmente importa para elas. Pensando nisso, a comunicação não-violenta visa fomentar o uso de novas abordagens, que podem ser usadas em diferentes esferas, desde situações domésticas a mediação de conflitos diplomáticos. 

Para alcançar o objetivo, o processo é baseado na criação de empatia através de 4 elementos fundamentais: a observação sem julgamento, a escuta empática, a expressão autêntica e saber fazer pedidos claros. Tudo isso dentro de uma nova lente que visa romper com o paradigma da punição, medo e culpa. 

A CNV foi sistematizada pelo psicólogo Marshall Bertram Rosenberg e uma equipe internacional de colegas, que apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que predomina a comunicação eficaz e com empatia. 

A Comunicação Não Violenta é uma ferramenta que nos ensina como melhorar nossas relações, mas ela não é só isso. Ela também é uma abordagem que permite ver e interagir com as pessoas e com o mundo de forma que as escolhas das nossas estratégias visem o bem estar pessoal, do grupo e da natureza. Assim sendo, a melhora das relações é uma consequência da mudança do olhar e da atitude do indivíduo para com o seu meio. 

Sobre Diana Bonar

Possui mais de 10 anos de experiência com abordagens de campo de prevenção da violência armada e facilitação de conversas e treinamentos em gestão de conflitos. 

Possui experiência internacional trabalhando e estudando no Japão, Inglaterra, EUA, 

Trinidad e Tobago, Brasil e Tailândia. É formada em Relações Internacionais, Mestre em Mediação de Conflitos, Pós Graduada em Gestão de Projetos e Especialista em Estudos da Paz e Resolução de conflitos pela Centro Internacional de Paz da Tailândia, através da ChulaLongKorn Univeristy. É Peace Fellow do Rotary Internacional e trabalha ao lado de uma rede mundial de especialistas na área de estudos sobre a paz.

Possui experiência na área de desenvolvimento organizacional, treinamentos, desenvolvimento de pessoas e Comunicação Não-Violenta. 

Faz parte da rede GSMP, uma iniciativa do departamento de Estado dos EUA para empoderamento feminino. É membro do Coletivo CNV Brasil – formada por especialistas no tema.

Iniciou os estudos na área em 2010, quando se envolveu com a área de mediação de conflitos e por 3 anos Coordenou a área de Treinamento do Projeto Educação para Paz (EPP) da Organização Internacional Partners for Democratic Change. O EPP implementou programas de mediação escolar em 7 escolas de zonas conflagradas do Rio de Janeiro.

Dentre diversos trabalhos na área, destaca-se o convite para feito pela Universidade de Bradford na Inglaterra para falar sobre prevenção de violência armada. E sua análise de conflito de conclusão da especialização recebeu convite para publicação, como o tema: A COLLABORATIVE IMPACT APROACH TO ARMED VIOLENCE IN SLUMS OF RIO DE JANEIRO.

Sobre a PeaceFlow

A PeaceFlow nasceu da minha dor e indignação, e cresceu em forma de esperança em transformar processos que desumanizam em processos que aproximam e transformam, permitindo que o fluxo da paz seja uma realidade para todas as pessoas.

Em 2017 fui selecionada para estudar Resolução de Conflitos e Estudos da Paz na Tailândia, como Peace Fellow do Rotary Internacional. Parte da especialização incluía estudos de campo de conflitos reais. Um deles foi realizado no Cambodia, para estudar o Genocídio cometido pelo Kmer Vermelho. Durante a visita no campo de extermínio eu fiquei extremamente chocada com o nível de crueldade que a raça humana pode chegar e perplexa em conhecer os processos que legitimavam tal violência. Foi uma experiência traumatizante e muito dolorida que me jogou em processo de reflexão profunda. Retornando à Tailândia tivemos um módulo no curso que abordava a Não-Violência como estratégia de transformação. Foi a partir desse momento que minha dor se transformou em esperança e eu tive vontade de compartilhar muitas coisas que eu estava aprendendo.

Como resultado primeiro nasce o Canal do Youtube como ferramenta para compartilhar e democratizar um conhecimento majoritariamente na língua inglesa e de custo elevado para qualquer pessoa do Brasil que tivesse interesse no tema. O objetivo do canal desde que ele nasceu foi de alcançar locais onde esse conhecimento não chega.

Em novembro de 2017 durante um retiro em um recôndito escondido da Bahia nasce o conceito da PeaceFlow para ser uma empresa de consultoria e treinamento na área de gestão de conflitos, comunicação não-violenta, facilitação de diálogos e outras abordagens que contribuam para promover o entendimento entre pessoas. Desde que foi criada a PeaceFLow já atuou dentro de empresas como FaceBook para abordar questões de Gênero com a lente da CNV, em grandes Organizações Internacionais como os Médicos Sem Fronteiras e Anistia Internacional, em agências do Governo como a Polícia Civil e a Defensoria Pública. Entre inúmeras outras empresas e agências. Cada vez mais esse conhecimento se faz fundamental tanto no desenvolvimento do profissional do futuro, quando para o traquejo social e familiar. 

A PeaceFlow doa parte do seu lucro para os projetos Abraço Campeão no Complexo do Alemão e para as Destemidas no Complexo da Maré. 

Saiba mais sobre o trabalho da PeaceFlow em https://www.peaceflow.com.br.

Continue Reading

Famosos

DJ e Produtor Guilherme Acrízio lista Top 10 do que será hit no Carnaval 2020

Published

on

O Carnaval já está batendo na porta e aproveitando a data, diversos artistas lançam músicas para animar ainda mais os dias de festa. O DJ e produtor Guilherme Acrízio – bastante conhecido de quem é fã das noitadas pop e funk no Rio de Janeiro e que comandará diversas atrações durante a folia, listou um Top 10 com o que vai virar hit no Carnaval 2020.

“Durante o ano todo a gente sempre fica atento sobre os hits, mas especialmente nesta época do Carnaval, tanto artistas já consagrados para se manter no mercado, quanto artistas novas, lançam coisa nova. Com certeza um dos grandes sucessos é ‘Tudo ok’, de Thiaguinho MT e Mila, que já está entre as 5 mais, sendo tocada em todos os tipos de balada e festas. Além disso, temos Mc Rebecca que pelo segundo ano está marcando presença, Duda Beat que veio com força total, além de Ludmilla, Anitta e Pabllo”, explica.

O DJ fala também sobre os destaques entre os artistas masculinos: “Pedro Sampaio vem com grande destaque, apareceu com tudo e veio muito forte. Eu diria que entre os ‘novatos’, podemos destacar a Mila, Duda Beat e Pedro Sampaio. Vamos ouvir bastante também a música ‘Baila Comigo’, que estourou na Europa, tem uma pegada bem latina e já está invadindo as pistas aqui no Brasil desde o Ano Novo e permanecerá o verão todo.

Acrízio estará com a agenda lotada nos dias de folia. Ele será residente no Camarote QUEM / O Globo, na Marquês de Sapucaí, estará à frente por mais um ano do Treta Bloco, realizará a festa ‘Casa dos Produtores’, será repórter especial do site ‘Popline’ em coberturas da folia, e fechará a temporada de Carnaval com chave de ouro abrindo o show de Ludmilla, na Ressaca do Fervo da Lud.

Confira o Top 10 de Guilherme Acrízio

Top 10 Carnaval Brasil 2020“Amor de que” Pabllo Vittar

“Tudo ok” Milla, Thiaguinho MT

“Sentadão” Pedro Sampaio

“Combathy” Anitta, Lexa, Mc Rebecca, Luisa

“Verdinha” Ludmilla

“Chama ela” Lexa, Pedro Sampaio

“Invocada” Ludmilla

“Deslizo e jogo” Mc Rebecca

“Bixinho” Duda Beat

“Baila conmigo” Dayvi

Continue Reading

Famosos

Rafa Ferreira vai aproveitar as férias em Angra dos Reis com a família

Published

on

A atriz e modelo, Rafa Ferreira, vai aproveitar o carnaval para descansar em Angra dos Reis, lugar paradisíaco na Região dos Lagos (R), com a família!

“Todos os anos vou para a Sapucaí, mas esse ano vou viajar com a família! Tem coisa melhor?”

Rafa está cursando o ensino médio e vai aproveitar para descansar, já que o ano letivo começou com tudo e ela está empenhada em ser uma das melhores alunas, como faz em tudo: tanta na vida profissional, quanto profissional!

Continue Reading

Famosos

Millena Azevedo interpreta música da novela ‘As Aventuras de Poliana’

Published

on

Quem acompanha a novela ‘As Aventuras de Poliana’ já deve ter escutado a música ‘Miga Sua Louca’, interpretada por Millena Azevedo, integrante da dupla Sweet. A canção já faz parte da trilha sonora de vários personagens e o clipe já ultrapassou 780 mil visualizações no canal oficial do Youtube. O arranjo é do renomado Arnaldo Saccomani e a composição de Bárbara Dias. Vale muita a pena assistir ao vídeo!

 Foto: Divulgação

“Fiquei muito feliz com a música na novela. Amo cantar! Está sendo incrível receber todo carinho dos fãs do Sweet, às vezes fico até tarde da noite respondendo mensagens e conversando com eles. É lindo ver o sorriso das crianças nos shows e elas cantando junto com a gente”, ressalta.

 Foto: Divulgação

Com apenas 13 anos, Millena já demonstra e comprova o grande talento. Em ‘Miga Sua Louca’, ela canta e encanta com sua voz e afinação. E tem realizado grandes sonhos. Com certeza ainda virão muitas novidades!

Assista ao clipe:

Continue Reading

Trending

Copyright © 2019 Gazeta Nacional. Design by EGOBrazil.