Evite o coronavírus fortalecendo o seu sistema imunológico através da alimentação – Gazeta Nacional
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Evite o coronavírus fortalecendo o seu sistema imunológico através da alimentação

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Vivemos dias em que o mundo inteiro está preocupado com a ameaça de uma pandemia do coronavírus, que se originou na China, onde mais de 100 mil pessoas já foram infectadas, além do registro de casos pelo mundo todo, inclusive no Brasil, onde já existem 13 casos suspeitos. Como ainda não existem medicamentos ou vacinas contra isso, a busca por medidas preventivas e maneiras de evitar o contágio tem sido cada vez maior por parte da população.

Embora negligenciado por alguns, que pensam em fortalecer o sistema imunológico em primeiro lugar com medicações e vacinas, especialistas revelam que a resposta para um sistema imune mais forte e apurado pode estar na nossa mesa todos os dias: a alimentação. Segundo eles, estar com o sistema imunológico em dia pode reduzir bastante as chances de ser infectado.

O nutricionista Dr. Leone Gonçalves relata a importância diante deste cenário de emergência global de fortalecer o sistema imunológico e como a alimentação contribui para isso: “muitos de nós acabamos jogando contra nossas próprias defesas, ao levar uma vida de menos sono do que o recomendado, alimentação pobre em nutrientes, estresse, poluição e automedicação, o que infelizmente ainda é uma prática muito comum no Brasil. O nosso sistema imunológico é a principal defesa do corpo contra agentes infecciosos, como vírus, fungos, bactérias e até mesmo certos parasitas. Por isso, é importante cuidar da alimentação, pois as deficiências nutricionais podem diminuir a capacidade do nosso sistema imune de reagir e nos proteger”.

Como se proteger do Coronavirus

Quando um caso como este acontece, onde a OMS (Organização Mundial da Saúde) se põe em alerta de uma pandemia, toda a sociedade se vê em uma situação de medo diante do desconhecido, procurando meios de se proteger. O Dr. Leone Gonçalves aponta que a melhor defesa é o fortalecimento do sistema imunológico: “Ainda não há uma vacina para o coronavirus e pouco se sabe sobre a doença. Logo, não há no momento melhor defesa contra essa ameaça do que um sistema imunológico ativo e em pleno funcionamento. E isto se consegue com o básico, que é dormir bem, respirando mais pelo nariz do que pela boca, que é o correto, já que as nossas narinas possuem um filtro, e incluindo no nosso dia a dia alimentos que contenham nutrientes importantes para melhorar a nossa resposta imune, como o: Zinco, Vitamina C, vitamina D em altas doses, selênio, glutamina e aminoácidos essenciais, melatonina, etc”.

Dr Leone Gonçalves/Reprodução / MF Press Global

Alimentos que fortalecem o sistema imunológico

O Dr. Leone Gonçalves aponta alguns alimentos que, quando consumidos regularmente e em boa quantidade, podem ajudar a fortalecer o sistema imune:

Gengibre

O gengibre contêm propriedades anti-inflamatórias potentes que são excelentes no combate a infecções, fungos, vírus e bactérias.  O estado inflamatório que ocorre no nosso corpo em resposta à infecções, diminuí em muito as defesas do sistema imunológico.  Por isso o gengibre é uma ótima opção para fortalecer o nosso organismo.

Frutas Cítricas

A vitamina C é útil na prevenção de constipações e pode ajudar a diminuir a duração e gravidade de resfriados e episódios de gripe. Acredita-se que a vitamina C aumente a produção de glóbulos brancos, que tem papel essencial no sistema imunológico. Além disso, a vitamina C é considerada um potente antioxidante natural.

Citrínos populares que incluem vitamina C:

• Laranjas
• Tangerinas
• Lima
• Limão

Kiwi

Estes frutos estão cheios de nutrientes essenciais, incluindo folato, potássio, e vitamina C, que combatem infecções.

Frutos Secos

Os frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, ecan, caju, etc) são boas fontes de zinco, que é um dos minerais fundamentais para o bom funcionamento do sistema imune.

Alho

As propriedades do alho são resultado de uma forte concentração de compostos contendo enxofre, como a alicína.

Abacate

O abacate é uma excelente fonte de vitamina E, que é uma vitamina solúvel em gordura, que tem ação anti-inflamatória e estimulante do sistema imunológico. Além do abacate, também é encontrada em amêndoas e avelãs, grãos e vegetais de folhas verdes, como espinafre.

Chá Verde

Onde o chá verde realmente se destaca é nos seus níveis de epigalocatequina galato, ou EGCG, um poderoso antioxidante conhecido por melhorar a função imunológica.



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Musa da Gaviões investe no sorriso para brilhar na avenida

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A musa da Gaviões e bailarina dos quadros de dança do Faustão Markelly Oliveira, visitou o dentista Dr. Paulo Antonioli. “Markelly tem um sorriso daqueles que ilumina todos por onde passa, e o sorriso tem um papel de destaque na estética da face. Para deixa-la ainda mais radiante, trocamos as lentes de resina por lentes de porcelana. Deixamos a modelo e bailarina com o sorriso dos artistas,  já que precisa dele intacto no seu trabalho . O resultado final promete chamar mais atenção na avenida no dia do desfile, e no seu trabalho de bailarina quando participa dos quadros do Faustão  ”

Crédito: Ricardo Carvalho
Crédito:  Miichael Amorim
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Ana Paula Larry mostra preparação para o carnaval.

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Ana Paula Larry está focada na preparação para o carnaval 2020. A empresária desfila no posto de primeira dama da União da Ilha do Governador , na frente da escola com um figurino do estilista VJ Júnior. Quem mudou o corpo da musa é o badalado personal trainner Xande Negão que tem entre suas alunas ninguém menos do que Gracyanne Barbosa.

Crédito: Divulgação

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Dieta detox pós-carnaval e volte a ter pique para recomeçar

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Alexander Gomes de Azevedo

Dr. Alexander Gomes de Azevedo nutrologo ensina cardápio para quem exagerou na folia!

Enfiou o pé na jaca nos quatro dias de folia? Confira o cardápio de uma dieta detox pós-carnaval que promete fazer aquela faxina no organismo e eliminar as toxinas. A dieta detox acelera o metabolismo e favorece a queima de gordura.

Inflamações crônicas, inchaço, desordens digestivas e estresse podem ser algumas das consequências dos exageros cometidos no carnaval. Se você consumiu álcool e passou dos limites, a dica do Dr. Alexander Gomes de Azevedo, nutrólogo (SP), é apostar em um cardápio desintoxicante e de baixo índice glicêmico. “Quando feita cuidadosamente com a orientação de um profissional, a dieta detox pode trazer muitos benefícios para a saúde, como a sensação de rejuvenescimento em todos os níveis, diminuição de inchaços, melhora na qualidade do sono e memória, além de aumento de energia”, avalia o Dr. Alexander.

O especialista ainda lembra que, apesar de manter uma dieta saudável, a mudança alimentar deve ser gradativa e com adaptações criativas, para não tirar a alegria em razão da restrição.

Confira o cardápio “pós-pé na jaca” elaborado pelo expert e neutralize os exageros:

Desjejum

– 1 copo (200 ml) suco de 1 maçã, 1 pera e 2 folhas de couve manteiga (passar tudo na centrífuga);

– 1 fatia de pão integral;

– ½ colher (sopa) geleia de frutas vermelhas sem adição de açúcar;

Intervalo

– ½ unidade mamão papaia;

– 1 colher (sopa) de semente de linhaça.

Almoço

– 2 colheres (sopa) de arroz integral;

-1 prato (raso) salada de folhas verde;

– 4 tomates cereja;

– 1 colher (sopa) de alfafa;

– 1 colher (chá) de azeite extravirgem;

– 1 colher (sopa) de brócolis e cenoura cozido no vapor;

– 1 filé de frango pequeno (80g) grelhado.

Lanche da tarde

– 1 copo (200 ml) de chá verde gelado, batido com 1 fatia de abacaxi, 3 folhas de hortelã e 2 talos de salsão.

Jantar

– 1 prato fundo (sopa) de agrião, abóbora, orégano fresco e 1 colher (sopa) de chia;

– 1 salmão pequeno (100g) grelhado.

Ceia

– 1 xícara (chá) de erva doce.

Créditos do texto e Imagens: Vhassessoria

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