Dr. Thiago Marra fala sobre a situação atual do coronavírus e o retorno das cirurgias plásticas eletivas – Gazeta Nacional
Connect with us

Saude e Beleza

Dr. Thiago Marra fala sobre a situação atual do coronavírus e o retorno das cirurgias plásticas eletivas

Published

on

Dr. Thiago Marra, médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, pós graduado em Cirurgia Geral pela Santa Casa de Belo Horizonte e pós graduado em Cirurgia Plástica pelo Hospital Universitário Ciências Médicas, atualmente membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica (CBCP), onde atua em Belo Horizonte, São Paulo e Fortaleza fala sobre a situação atual da pandemia do Covid-19.

Há exatamente 45 dias atrás, Dr. Thiago Marra recebia a notícia de que bares e restaurantes de Belo Horizonte seriam fechados e só poderiam trabalhar em sistema de delivery. Isso ocorreu durante uma semana em que o Dr. Thiago tinha mais de 10 cirurgias agendadas. E o que fazer neste momento? “Logo não houve outra opção se não suspender todos os casos e iniciar o longo período de quarentena. Apesar de as clínicas médicas e hospitais possuírem autorização para o funcionamento, a orientação das sociedades acadêmicas era de suspender as cirurgias eletivas. Conduta prudente tendo em vista que a realização de uma cirurgia implica em diversas questões como aumento de circulação de pessoas, risco de contágio por pacientes em pós operatório, desconhecimento de uma doença com fisiopatologia incerta e sem tratamento específico. Apesar do grande transtorno para os pacientes que se programaram meses e, às vezes, anos para um dia tão esperado, a melhor opção, sem dúvida, foi se resguardar e seguir as orientações”. Afirma o doutor.

Hoje, com mais de 16.000 mortos, o Brasil vive o auge da pandemia. Em meio a turbulências políticas e econômicas, os governadores agem como podem no sentido de amenizar os impactos negativos deste fenômeno da natureza que, vez ou outra, assola a humanidade. Certamente, este período não está sendo fácil para os médicos que trabalham com cirurgias eletivas, em especial, a cirurgia plástica que depende de uma demanda de pacientes particulares e, sem dúvida, será reduzida drasticamente com a recessão que se instalou no país e no mundo, e o doutor e pessimista em afirmar que tudo irá passar. “O fato é que, hora ou outra, tudo isso vai passar e progressivamente as atividades serão normalizadas. Mas quando e como isto deverá ocorrer? Quando olhamos para os países europeus que foram os primeiros a atingirem marcas de 800 mortes por dia, enxergamos uma luz no fim do túnel. A Espanha, por exemplo, hoje possui uma média de 120 mortes por dia, número este que já atingiu 849 e iniciou seu processo de afrouxamento do lockdown. Iremos observar nas próximas semanas se o processo de reabertura não causará novos surtos da doença e, se causar, em qual grau”. Ressalta ele.

No Brasil, esperamos que esta queda dos números se inicie nas próximas 2 semanas. Algumas regiões menos afetadas, talvez iniciem o processo de reabertura um pouco mais precoce, como é o caso de Minas Gerais que apresenta 50% dos leitos de UTI disponíveis e reservados para o COVID, conforme declarou o Governador Romeu Zema, em entrevista à Globo News. “O retorno às cirurgias eletivas, em especial as cirurgias plásticas, deverá ser gradual e conforme o índice de circulação do vírus na cidade. Além de indicadores como disponibilidade de leitos de UTI e número de testes disponíveis para a população. Acredito que a prudência orienta que este retorno seja realizado aos poucos, iniciando com cirurgias menores e menos invasivas, como cirurgia de prótese de mama, mamoplastia, cirurgia das pálpebras, cirurgia do nariz (rinoplastia) e pequenas cirurgias. Cirurgias de maior porte, como abdomnoplastias com lipo, lipoescultura e procedimentos combinados devem ser retomados um pouco mais a diante tendo em vista que podem causar uma redução na imunidade do paciente por promover a perda sanguínea e anemia no pós operatório. O número de acompanhantes deve ser reduzido ao mínimo possível. O número de procedimentos agendados por dia deverá ser menor do que o habitual. Outro fator importante neste processo de reabertura é o aumento do número de testagens dos pacientes. Conforme o tempo passa estes testes encontram-se cada vez mais disponíveis e devem ser cada vez mais utilizados para testagem rotineira dos pacientes, equipe médica, enfermagem e colaboradores”. Enfatiza o médico.

Dr. Thiago Marra finaliza com um recado: “Por fim, deixo aqui meus sinceros sentimentos a todos os parentes e amigos das vítimas desta pandemia. Desejo que nossos governantes possam tomar medidas acertadas neste futuro retorno, para que todo possa retornar a nossas vidas normais sem que causemos um colapso completo do nosso frágil sistema de saúde. Em breve, estaremos novamente exercendo nossa tarefa de contribuir para uma melhora na autoestima das pessoas”. Conclui ele.

Continue Reading
Advertisement

Saude e Beleza

Dra.Roberta Rodrigues usa Inteligência Artificial para tratar os dentes tortos dos pacientes a distância

Published

on

Dra Roberta Rodrigues - Foto Rafael Serra
Dra Roberta Rodrigues - Foto Rafael Serra

Dra Roberta Rodrigues – Foto Rafael Serra

Em meio a quarentena, a Cirurgiã Dentista Dra.Roberta Rodrigues, especialista em Ortodontia, usa Inteligência Artificial para tratar os dentes tortos dos pacientes a distância.

O método recente do tratamento virtual é extremamente eficaz, rápido e totalmente invisível.

“O paciente faz em sua cidade um Escaneamento Digital dos dentes, este é enviado por e-mail e em minha posse os dados são inseridos em um Software que através da Inteligência Artificial prevê todos os movimentos que os dentes irão fazer mês a mês. Assim o paciente já consegue visualizar o resultado final e aprovar a movimentação dos dentes”, explicou Dra.Roberta.

Dra Roberta Rodrigues - Foto Rafael Serra

Dra Roberta Rodrigues – Foto Rafael Serra

Através de uma Impressora 3D é impresso o sorriso do paciente em várias etapas de movimentação e com as impressões em 3D, são confeccionadas plaquinhas em acrílico, que serão responsáveis pelas movimentações dos dentes e serão trocadas 1 vez a cada 3 semanas. A plaquinha leva o dente na posição do próximo mês. Toda a movimentação é programada e totalmente previsível em relação ao tempo, devido a Inteligência Artificial.

As plaquinhas são enviadas pelo correio em qualquer lugar do mundo e posteriormente são instaladas pelo próprio paciente sob orientação da Dra.Roberta por Vídeo Chamada, através de consultoria online, onde o atendimento é 100% realizado por vídeo chamada.

Lembrando que são placas invisíveis, e que os tratamentos não passam do período de um ano, o que levou várias Blogueiras e Artistas a optarem pela técnica.

Dra Roberta Rodrigues - Foto Rafael Serra

Dra Roberta Rodrigues – Foto Rafael Serra

A Dra.Roberta tem pacientes alinhando o sorriso em diversas partes do mundo; e além do trabalho a longa distância, a especialista faz atendimento na cidade de Mogi Guaçu, em SP.

Vale lembrar que a doutora posta diariamente videos em suas redes sociais com assuntos sobre implantes, aparelhos e estética; e para acompanhar estes vídeos e mais sobre a carreira da Dra.Roberta, basta segui-la no Instagram @dra.robertarodrigues

Crédito das Fotos: Rafael Serra / PCB e CCB News Assessoria – Divulgação

Dra Roberta Rodrigues - Foto Rafael Serra

Dra Roberta Rodrigues – Foto Rafael Serra

Continue Reading

Saude e Beleza

Especialista Aline Gomes explica a diferença entre micropigmentação e a tatuagem

Published

on

By

Aline Gomes destaca que os procedimentos são realizados em camadas diferentes da pele

Você sabe a diferença entre micropigmentação e tatuagem? Segundo a especialista Aline Gomes, os procedimentos são técnicas de implantação em camadas diferentes da pele.

“A micropigmentação não é considerada uma tatuagem, porque a tinta não é implantada na derme, é na epiderme.

O que define isso é pressão de mão, técnica e experiência do profissional que aplica”, explica a profissional.

Segundo a expert na técnica, na micropigmentação a tinta é implantada superficialmente. E o processo de descamação da pele leva a eliminação da tinta com passar do tempo.

Já implantação de tinta na técnica de tatuagem é feita na região da pele conhecida como derme, que se localiza logo abaixo da camada mais externa da pele, a epiderme.

“Na tatuagem, a tinta é implantada por intermédio de agulhas finas que penetram cerca de 2 mm de pele até atingir o local adequado. E na tattoo é muito importante que a tinta seja implantada no local certo para evitar que a arte seja removida ou fique desbotada”, enfatiza.

https://instagram.com/alinegomespmu?igshid=14w1il6altasr

Continue Reading

Saude e Beleza

Coronavírus: Nutricionista lista alimentos que combatem a ansiedade

Published

on

By

Segundo Juliana Vieira, alguns nutrientes ajudam neste momento díficil da sociedade

O medo de ser infectado pela Covid, o isolamento social e todos os outros desdobramentos causados pelo fez aumentar o número de pessoas que sofrem com a ansiedade. A ajuda para diminuir o mal está na alimentação.

A nutricionista Juliana Vieira listou alimentos que ajudam a combater a ansiedade.

-Acelga e espinafre: são dois exemplos de alimentos ricos em magnésio, o que estimula no cérebro a sensação de tranquilidade;

-Alface: a folha possui uma substância chamada lactucina, com ação calmante.

Fibras: para manter em ordem os níveis de serotonina, hormônio ligado ao prazer.

-Frutas cítricas

-Amêndoas, castanhas e nozes. …

–Leite e derivados

-Chocolate e Banana. Particularmente meus preferidos . Ambos são ricos em triptofano, responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2020 Gazeta Nacional - Design by EGOBrazil.com