Connect with us

Saude e Beleza

Dr. Marco Moscatelli, neurocirurgião, especialista em cirurgia da coluna e cirurgia endoscópica da coluna, conta em entrevista tudo sobre a hérnia de disco:

Published

on

Dr Marco Moscatelli 05 - Dr. Marco Moscatelli, neurocirurgião, especialista em cirurgia da coluna e cirurgia endoscópica da coluna, conta em entrevista tudo sobre a hérnia de disco:

 – O que é e o que leva uma pessoa a desenvolver hérnia de disco?

 A hérnia de disco é a saída do conteúdo interno do disco intervertebral, que age como amortecedor da coluna , pela ruptura do anel fibroso e é causada por diversos fatores. As principais causas de hérnia de disco estão relacionados com o desgaste do disco por envelhecimento, sobrecarga das estruturas da coluna e a falta de fortalecimento muscular em volta da Coluna.

Outras causas importantes são os acidentes, esforço físico excessivo, tabagismo, alterações do colágeno, dentre outras causas.

– Como tratar da hérnia de disco sem recorrer à cirurgia?

O tratamento de hérnia de disco conservador é optado sempre que o paciente não tenha indicação cirúrgica de urgência. É realizado o tratamento medicamentoso com analgésicos, relaxantes musculares, antiinflamatórios dentre outras medicações. Associado a este tratamento, realizamos fisioterapia em diversas modalidades principalmente com Terapia manual, Osteopatia, fisioterapia convencional, RPG, alongamentos, acupuntura, pilates e fortalecimento muscular, perda de peso obtendo melhora em 80-90% dos casos.

– Como o aumento da longevidade da população se relaciona com o aumento do número de casos?

Com o aumento da longevidade e, consequentemente, o maior desgaste da coluna e suas estruturas, ocorrem com maior frequência os problemas na coluna e a hérnia de disco. O ressecamento e desidratação do disco intervertebral propicia o aparecimento de rupturas no anel fibroso que segura a parte interna do disco o qual é mais mole, assim ocorrendo seu extravasamento e com isso a hérnia de disco.

– Quais são os sinais de que será preciso fazer uma cirurgia?

O tratamento clínico é optado na maioria das vezes, com fisioterapia, fortalecimento e medicamentos. Após a falha desse tratamento que varia entre 6 e 8 semanas, podemos indicar o procedimento visando a melhora do quadro de dor e retorno às atividades cotidianas, com menor risco de dor crônica. Porém se o paciente apresente déficit neurológico agudo com menos de 3 semanas de instalação do quadro, indicamos cirurgia de urgência.

Dr. Marco Moscatelli 02 1024x768 - Dr. Marco Moscatelli, neurocirurgião, especialista em cirurgia da coluna e cirurgia endoscópica da coluna, conta em entrevista tudo sobre a hérnia de disco:

– Quais as vantagens da cirurgia vídeo endoscópica? Como o processo é realizado?

A cirurgia endoscópica da coluna ou Vídeo cirurgia de coluna é um dos procedimentos mais atuais na área da cirurgia de coluna. Iniciado há mais de 20 anos nos países asiáticos e na Alemanha, está em constante aperfeiçoamento e avanços cada vez com mais tecnologia empregada. A cirurgia é realizada sob anestesia geral ou local com sedação. Realizamos o procedimento Endoscópico da coluna através de um corte de 7mm, com dilatação da musculatura ao invés de cortar, utilizando um Endoscópio rígido e câmera Full HD apresentando alta definição de imagem com aumento de até 400x. Com essa tecnologia podemos realizar diversos procedimentos, tendo total acesso e distinção das estruturas com a nitidez e precisão necessárias para uma cirurgia de qualidade. Pode ser realizado em qualquer nível da coluna, tanto cervical, torácica quanto lombar, com menor risco de sangramento e infecção. O procedimento é realizado em sistema de hospital dia , com alta 4h após o procedimento.

– O procedimento minimamente invasivo é mais caro que o tradicional?

Como todo avanço e tecnologia, a endoscopia de coluna é mais cara do que a cirurgia convencional se analisarmos a curto prazo e dados imediatistas, porém, se analisarmos como os países de primeiro mundo, vemos que a longo prazo, o procedimento se torna mais barato, pois o paciente fica menos tempo internado, menos risco de infecções e uso de antibióticos, retorna mais precocemente ao trabalho não sobrecarregando a previdência E as empresas, com menos gastos com fisioterapia, melhor qualidade de vida e bem estar alem de menos gastos com medicações. Todos esses fatores a longo prazo tornam muito mais barato do que procedimentos convencionais.

– Além da hérnia de disco, quais outras doenças de coluna são recorrentes?

 A hérnia de disco tem a prevalência de 3-4 % das doenças da coluna. Possui sua importância pois é a doença de coluna que mais leva o paciente para a cirurgia, porém não é apenas a hérnia de disco que acomete a coluna apresentando também artroses, estenose (estreitamento) do canal vertebral, compressões neurológicas e na maioria das vezes associado ao sedentarismo.

– Má postura é prévia de problemas no futuro?

Os estudos atuais atribuem a má postura e a alteração do balanço sagital , um dos fatores de dores lombares e alterações de envelhecimento e degeneração da Coluna. A boa postura é um dos principais fatores de proteção para futuros problemas da coluna associado ao fortalecimento.

Dr. Marco Moscatelli 03 768x1024 - Dr. Marco Moscatelli, neurocirurgião, especialista em cirurgia da coluna e cirurgia endoscópica da coluna, conta em entrevista tudo sobre a hérnia de disco:

– Você escreveu dois trabalhos científicos sobre a cirurgia de coluna em vídeo no Brasil. Fale um pouco sobre eles.

 Em 2014 publicamos a primeira descrição da técnica totalmente endoscópica da coluna lombar em Campinas em conjunto com Dr. Vargas um dos maiores nomes na endoscopia nacional, sendo o primeiro trabalho da literatura nacional na área. Em 2016, publiquei uma grande revisão de casos meus operados por essa técnica em natal , comparando com casos de microdiscectomia (cirurgia convencional ), demonstrando as qualidades e benefícios da cirurgia minimamente invasiva por Vídeo Endoscopia, já bem estabelecidos em áreas como cirurgia geral, ortopedia, urologia dentre outras áreas. Hoje faço parte como instrutor internacional da maior desenvolvedora de endoscopia de coluna do mundo, ministrando cursos nacionais e internacionais na área.

– A prevenção é sempre o melhor remédio?

Com certeza a prevenção sempre é o melhor tratamento para as patologias da coluna assim como em qualquer área da medicina. Por isso investimos muito em informação e conteúdo para nossos pacientes em nossa clinica.

Mais informações: @dr.marco.moscatelli

Continue Reading
Advertisement

Saude e Beleza

Dermatologista Andréa Monteiro esclarece mitos e verdades sobre a psoríase

Published

on

WhatsApp Image 2020 10 19 at 10.42.27 - Dermatologista Andréa Monteiro esclarece mitos e verdades sobre a psoríase

A médica dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dra. Andréa Monteiro, esclarece mitos e verdades sobre esta doença que afeta de 2% a 4% da população mundial.  

 

Manifestando-se na pele, a psoríase é uma doença autoimune, de origem genética e de caráter inflamatório crônico, caracterizada por manchas na pele, geralmente avermelhadas, pruriginosas e escamosas, de gravidade é variável, desde manchas pequenas e localizadas até ao revestimento total do corpo. Não há ainda uma cura para a doença, que embora seja objeto de estudos durante anos por parte dos acadêmicos e médicos, é cercada de mitos e até mesmo preconceitos por parte dos leigos, que podem chegar a confundi-la erroneamente com a lepra.

Para ajudar a esclarecer mitos e verdades sobra a psoríase, a Dra. Andréa Monteiro, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), fala sobre a doença, que afeta aproximadamente 2% a 4% da população mundial sofre de psoríase, que afeta praticamente de forma igual homens e mulheres.  

 

O que causa a psoríase?

Na sua origem pode estar a conjugação de várias causas, como explica Segundo a especialista, entre os principais fatores estão os fatores genéticos, imunológicos e ambientais. “Neste último caso, as infeções bacterianas, certos medicamentos, a obesidade, o estresse, entre outros, promovem o desenvolvimento da doença em doentes geneticamente predispostos. Além de se manifestar visivelmente na pele, a psoríase pode levar ao desenvolvimento de problemas articulares (artrite psoriática), psicológicos (depressão e ansiedade) e cardiovasculares (diabetes, obesidade, hipertensão arterial e aterosclerose). A artrite psoriática, que se desenvolve em cerca de 30% dos doentes, tem igualmente um grande impacto no prognóstico e na qualidade de vida dessas pessoas acometidas pela doença”.  

 

Mitos e verdades sobre a psoríase

A Dra. Andréa Monteiro esclarece que apesar de todas as campanhas informativas realizadas ao longo dos anos, muitas pessoas ainda não sabem quase nada sobre a doença, ocasionando em diversos mitos e inverdades. A especialista esclarece alguns dos principais:

 

1- É CONTAGIOSA

A psoríase não contagia sob nenhuma forma. É uma doença crónica da pele, de natureza autoimune, em que o normal ciclo de crescimento das células da pele está acelerado.

 

2- É CAUSADA POR MÁ HIGIENE

Pode ser desencadeada por um acontecimento estressante, uma amigdalite, a utilização de alguns medicamentos, um corte na pele, uma queimadura solar ou devido ao tempo frio e seco. Ou seja, parece depender da existência de uma predisposição genética associada a um estímulo externo, pelo que não tem qualquer relação com a higiene pessoal.

 

3- É APENAS UMA DOENÇA DE PELE

A pele é a face mais visível da doença, mas está associada a outras patologias como a diabetes, doença cardíaca e depressão. Cerca de 10% dos doentes desenvolve ainda artrite psoriática, que causa dor e deformação das articulações das mãos, pés, membros ou coluna.

 

4- AS LESÕES SÃO PASSAGEIRAS E PASSAM SEM TRATAMENTO

As lesões não passam sem um tratamento direcionado para a sua extensão (regiões do corpo onde está disseminada) e sintomas (dor, comichão).  

 

Tratamento da Psoríase

Embora ainda não exista uma cura para a doença, a especialista ressalta que os tratamentos existentes permitem controlar os sintomas e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das pessoas com psoríase. “Entre as soluções possíveis encontram-se as loções, cremes ou pomadas; os corticosteroides tópicos; análogos da vitamina D. Mas também a helioterapia (exposição à luz solar), a fototerapia (exposição a fontes artificiais de luz ultravioleta), ou medicamentos como os retinoides, metotrexato e ciclosporina.”

A especialista também esclarece que hoje, independentemente da gravidade da psoríase, o objetivo do tratamento é alcançar pele sem lesão ou quase sem lesão, o que é possível com tratamentos. “Isso significa atingir o índice PASI 90 a 100 (quando 90% ou até mesmo 100% das lesões desaparecerem). Contudo, para alcançar esse resultado é fundamental buscar tratamento adequado junto a um dermatologista.”

Continue Reading

Saude e Beleza

Dra. Manuela Bafini é responsável pela Harmonização Orofacial de estrelas do mês de outubro na Vogue Brasil

Published

on

DMBRHOMOVB Copy - Dra. Manuela Bafini é responsável pela Harmonização Orofacial de estrelas do mês de outubro na Vogue Brasil

A número um sem agulhas foi a dentista que realizou o embelezamento da Bianca della Fancy (@biancadellafancy). Modelo, drag, You Tuber, Dj e estrela de uma das capas digitais clicadas por @hickduarte.

“Foi um trabalho específico para deixar a minha querida Bianca ainda mais bonita “, conta a doutora. O processo todo foi executado em etapas para a paciente se reconhecer após o final do tratamento. Fizemos alguns procedimentos de preenchimento com ácido hialurônico na região dos lábios e maçãs do rosto. “Como a Bianca tem um rosto fino e harmonioso o processo de embelezamento foi ainda mais fácil,” comenta a especialista.

Bianca que sempre celebrou a liberdade de ser quem é, comanda o canal “Tá bom Pra Você “, em que discorre sobre racismo, transfobia e orgulho LGBTQIA+ . Muito engajada nessa causa, a Dra. Manuela Bafini também assina outros rostinhos que levantam essa bandeira como o Grag Queen (@gragqueen). “Iniciamos também um processo com a maravilhosa Gloria Groove (@GG) que foi uma das divas deste mês de outubro. Pena que o processo teve início  após a sessão de fotos publicadas, mas nas próximas ela aparecerá ainda mais maravilhosa“, comenta a número um sem agulhas.

Conheça mais:

Manuela Bafini | Patrícia Nakandari | MB Clínica

Imprensa concedida por: Roberta Nuñez – RN Assessoria Imprensa

Continue Reading

Saude e Beleza

Angela Bismarchi e Eliana Amaral falam sobre saúde da mulher

Published

on

ae - Angela Bismarchi e Eliana Amaral falam sobre saúde da mulher

Ângela Bismarchi recebeu uma convidada especial para dia live semanal, a apresentadora Eliana Amaral. Dessa vez, o bate papo foi sobre saúde da mulher, com foco na campanha “outubro rosa”. Ela falaram sobre a importância do exame de mamografia periódico e do autocuidado no dia a dia.

“Cerca de 80% das mulheres não fizeram o exame de mamografia neste período de pandemia. Precisamos aproveitar que temos seguidoras, pessoas que se inspiram em nós e falar sobre a importância deste exame. Mesmo na pandemia, não podemos deixar de fazer, quanto mais cedo o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento.” Disse Ângela.

A importância do autoexame também foi destacada na conversa.

“Eu faço dois check-ups anuais, pois tenho problemas na tiroide e preciso manter tudo atualizado. Aproveito e já faço todos os exames ginecológicos, inclusive a mamografia. Além disso, as mulheres precisam fazer o autoexame. Aproveitar os momentos de beleza, como passar um creme no corpo, por exemplo e verificar se existe algo estranho, isso pode ajudar muito no diagnóstico precoce.” Ressaltou Eliana.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2020 Gazeta Nacional - Grupo Michelasi de Comunicação