Connect with us

Saude e Beleza

Dr. Marco Moscatelli, neurocirurgião, especialista em cirurgia da coluna e cirurgia endoscópica da coluna, conta em entrevista tudo sobre a hérnia de disco:

Published

on

 – O que é e o que leva uma pessoa a desenvolver hérnia de disco?

 A hérnia de disco é a saída do conteúdo interno do disco intervertebral, que age como amortecedor da coluna , pela ruptura do anel fibroso e é causada por diversos fatores. As principais causas de hérnia de disco estão relacionados com o desgaste do disco por envelhecimento, sobrecarga das estruturas da coluna e a falta de fortalecimento muscular em volta da Coluna.

Outras causas importantes são os acidentes, esforço físico excessivo, tabagismo, alterações do colágeno, dentre outras causas.

– Como tratar da hérnia de disco sem recorrer à cirurgia?

O tratamento de hérnia de disco conservador é optado sempre que o paciente não tenha indicação cirúrgica de urgência. É realizado o tratamento medicamentoso com analgésicos, relaxantes musculares, antiinflamatórios dentre outras medicações. Associado a este tratamento, realizamos fisioterapia em diversas modalidades principalmente com Terapia manual, Osteopatia, fisioterapia convencional, RPG, alongamentos, acupuntura, pilates e fortalecimento muscular, perda de peso obtendo melhora em 80-90% dos casos.

– Como o aumento da longevidade da população se relaciona com o aumento do número de casos?

Com o aumento da longevidade e, consequentemente, o maior desgaste da coluna e suas estruturas, ocorrem com maior frequência os problemas na coluna e a hérnia de disco. O ressecamento e desidratação do disco intervertebral propicia o aparecimento de rupturas no anel fibroso que segura a parte interna do disco o qual é mais mole, assim ocorrendo seu extravasamento e com isso a hérnia de disco.

– Quais são os sinais de que será preciso fazer uma cirurgia?

O tratamento clínico é optado na maioria das vezes, com fisioterapia, fortalecimento e medicamentos. Após a falha desse tratamento que varia entre 6 e 8 semanas, podemos indicar o procedimento visando a melhora do quadro de dor e retorno às atividades cotidianas, com menor risco de dor crônica. Porém se o paciente apresente déficit neurológico agudo com menos de 3 semanas de instalação do quadro, indicamos cirurgia de urgência.

– Quais as vantagens da cirurgia vídeo endoscópica? Como o processo é realizado?

A cirurgia endoscópica da coluna ou Vídeo cirurgia de coluna é um dos procedimentos mais atuais na área da cirurgia de coluna. Iniciado há mais de 20 anos nos países asiáticos e na Alemanha, está em constante aperfeiçoamento e avanços cada vez com mais tecnologia empregada. A cirurgia é realizada sob anestesia geral ou local com sedação. Realizamos o procedimento Endoscópico da coluna através de um corte de 7mm, com dilatação da musculatura ao invés de cortar, utilizando um Endoscópio rígido e câmera Full HD apresentando alta definição de imagem com aumento de até 400x. Com essa tecnologia podemos realizar diversos procedimentos, tendo total acesso e distinção das estruturas com a nitidez e precisão necessárias para uma cirurgia de qualidade. Pode ser realizado em qualquer nível da coluna, tanto cervical, torácica quanto lombar, com menor risco de sangramento e infecção. O procedimento é realizado em sistema de hospital dia , com alta 4h após o procedimento.

– O procedimento minimamente invasivo é mais caro que o tradicional?

Como todo avanço e tecnologia, a endoscopia de coluna é mais cara do que a cirurgia convencional se analisarmos a curto prazo e dados imediatistas, porém, se analisarmos como os países de primeiro mundo, vemos que a longo prazo, o procedimento se torna mais barato, pois o paciente fica menos tempo internado, menos risco de infecções e uso de antibióticos, retorna mais precocemente ao trabalho não sobrecarregando a previdência E as empresas, com menos gastos com fisioterapia, melhor qualidade de vida e bem estar alem de menos gastos com medicações. Todos esses fatores a longo prazo tornam muito mais barato do que procedimentos convencionais.

– Além da hérnia de disco, quais outras doenças de coluna são recorrentes?

 A hérnia de disco tem a prevalência de 3-4 % das doenças da coluna. Possui sua importância pois é a doença de coluna que mais leva o paciente para a cirurgia, porém não é apenas a hérnia de disco que acomete a coluna apresentando também artroses, estenose (estreitamento) do canal vertebral, compressões neurológicas e na maioria das vezes associado ao sedentarismo.

– Má postura é prévia de problemas no futuro?

Os estudos atuais atribuem a má postura e a alteração do balanço sagital , um dos fatores de dores lombares e alterações de envelhecimento e degeneração da Coluna. A boa postura é um dos principais fatores de proteção para futuros problemas da coluna associado ao fortalecimento.

– Você escreveu dois trabalhos científicos sobre a cirurgia de coluna em vídeo no Brasil. Fale um pouco sobre eles.

 Em 2014 publicamos a primeira descrição da técnica totalmente endoscópica da coluna lombar em Campinas em conjunto com Dr. Vargas um dos maiores nomes na endoscopia nacional, sendo o primeiro trabalho da literatura nacional na área. Em 2016, publiquei uma grande revisão de casos meus operados por essa técnica em natal , comparando com casos de microdiscectomia (cirurgia convencional ), demonstrando as qualidades e benefícios da cirurgia minimamente invasiva por Vídeo Endoscopia, já bem estabelecidos em áreas como cirurgia geral, ortopedia, urologia dentre outras áreas. Hoje faço parte como instrutor internacional da maior desenvolvedora de endoscopia de coluna do mundo, ministrando cursos nacionais e internacionais na área.

– A prevenção é sempre o melhor remédio?

Com certeza a prevenção sempre é o melhor tratamento para as patologias da coluna assim como em qualquer área da medicina. Por isso investimos muito em informação e conteúdo para nossos pacientes em nossa clinica.

Mais informações: @dr.marco.moscatelli

Continue Reading

Saude e Beleza

Dr. Glauco Guedes, conceituado Urologista de Brasília, fala sobre reposição hormonal masculina

Published

on

A reposição hormonal masculina pode contribuir com uma vida mais saudável e agradável. Dr. Glauco Guedes destaca as vantagens desse tipo de tratamento e em quais situações ele se faz necessário.

“Com a reposição hormonal, os homens conseguem uma vida sexual muito mais saudável. Além disso, ocorre a melhora da sensação de bem-estar e da disposição em geral (…). Para mais, a disciplina do paciente no decorrer do tratamento é primordial para os bons resultados”, comenta o médico que já fez reposição em inúmeros pacientes – Dr. Glauco Guedes. 

O assunto é sério e importantíssimo, mas infelizmente não é um assunto muito comum entre os homens, alguns inclusive desconhecem que é possível (e muitas vezes necessário) fazer reposição hormonal. Já entre as mulheres, esse assunto é mais recorrente e discutido. 

Diversos nomes são encontrados na literatura para definir a diminuição da testosterona no organismo do homem. O termo “andropausa”, o qual muito provavelmente você já ouviu, não é o ideal, já que – ao contrário das mulheres quando entram na menopausa, que param de produzir os estrogênios – os homens, mesmo em idade avançada, nunca param de produzir a testosterona. O que ocorre é apenas uma diminuição na produção.

“É preciso que esse assunto seja mais explorado. Muitos homens passam anos com medo ou com vergonha de falar sobre falta de libido ou sobre má qualidade de ereções, por exemplo. Ainda existem algumas barreiras a serem ultrapassadas quando falamos de reposição hormonal masculina. Mais um motivo para falarmos desse tema. A parte positiva disso tudo, é que existe tratamento para baixa hormonal masculina. Com muita segurança, é possível repor aquilo que, por algum motivo, está em falta no organismo. Pode levar uma vida normal é muito importante. Uma vida sexual satisfatória é assunto de saúde, claro!”, enfatiza Dr. Glauco Guedes, Urologista formado pela Universidade Federal de Alagoas.  

Hipogonadismo, o nome cientifico e adequado, é uma doença na qual as gônadas (testículos nos homens e ovários nas mulheres) não produzem quantidades adequadas de hormônios sexuais (testosterona no caso dos homens e estrogênio no caso das mulheres). Além dos hormônios, os testículos podem não produzir espermatozoides adequadamente. Da mesma forma, os ovários podem não produzir e liberar óvulos. 

Em homens adultos os sintomas mais comuns de hipogonadismo são: baixa de libido; dificuldade na ereção; redução de pelos no corpo: barba, pelos axilares e pubianos; redução da produção de esperma; dificuldade para engravidar a parceira; perda de massa muscular e ganho de gordura; falta de energia e desânimo.

Quando o hipogonadismo acontece por problemas nas gônadas, decorrentes de alguma doença, e em consequência disso passam a apresentar problemas na produção de hormônios, chamamos de hipogonadismo primário. As causas do hipogonadismo primário incluem:  síndrome de Klinefelter; infecção; alguns tipos de quimioterapia, irradiação testicular; traumas testiculares; idade avançada; doença renal. 

No hipogonadismo primário, os testículos não funcionam corretamente, produzindo pouco hormônio sexual.

Por outro lado, se a causa do mal funcionamento das gônadas for decorrente de um problema na hipófise (glândula endócrina, de funções múltiplas, localizada na parte inferior do cérebro), os médicos denominam como hipogonadismo secundário. As causas do hipogonadismo secundário podem incluir: hipofisárias; excesso de ferro; doenças infiltrativas hipotálamo/ hipófise; esteroides anabolizantes; abuso de álcool e cannabis sativa; doença sistêmica crônica; desnutrição; anorexia; obesidade severa, apneia do sono; insuficiência hepática, cardíaca ou pulmonar. 

No hipogonadismo secundário, o hipotálamo e a hipófise, que são os locais do cérebro que controlam as gônadas, que por sua vez são os testículos que não funcionam corretamente, havendo pouca produção de hormônios sexuais. 

O tratamento do hipogonadismo masculino é feito através de reposição hormonal, estimulando a produção de espermatozoides. 

“Com a reposição hormonal, os homens conseguem uma vida sexual muito mais saudável. Além disso, ocorre a melhora da sensação de bem-estar e da disposição em geral. Tudo deve ser feito com acompanhamento médico especializado, obviamente, e com suporte de exames que certifiquem o diagnóstico de forma precisa. Para mais, a disciplina do paciente no decorrer do tratamento é primordial para os bons resultados”, comenta o médico que já fez reposição em inúmeros pacientes – Dr. Glauco Guedes. 

O Dr. Glauco Guedes atende nos seguintes locais em Brasília:

Clínica Evoluccy – Instituto de medicina:

Unidades Asa Sul – (61) 3532-5560/ 3532-5643

Unidades Asa Norte – (61) 326381003263-8051

Ele, também, atende nos Hospitais: Santa Lucia Norte, Santa Helena – Rede Dor e no Centro Médico Santa Helena. 

Continue Reading

Saude e Beleza

Conheça Camila Santos, uma das grandes especialistas em saúde de Recife

Published

on

By

Empresária no ramo da beleza empreende em “Boutique Sensual” e começa a fazer sucesso em Recife expandindo pelo Brasil. Camila Santos muda o cenário de sexy shop inova, traz qualidade e informação para todo Brasil.

Insatisfeita com trabalho das distribuidoras local pela falta de suporte às consultoras foi buscar informações direto da fonte visitando os fabricantes para entender de legislação e composição os deixando impressionados com sua preocupação em entender como se cria um produto até chegar em seu consumidor final.

Camila vem se destacando pela quantidade de informações por ser tão nova no mercado, criadora de um grupo de empreendedores de todo Brasil onde trocam informações ela deseja mudar o cenário atual, que tem déficit no conhecimento, fala com autoridade e detalhe tudo que vende é testado para ser colocado nas prateleiras de sua Boutique, para ela trabalhar com prazer não existe melhor.

Vem mudando a vida de mulheres, mostrando seu emponderamento e autoridade sobre o corpo e relacionamento, para ela o grande sucesso é fazer. Única cada mulher e através dessa unicidade oferecer seu atendimento personalizado buscando soluções e trazendo seu conhecimento, prosperidade e saúde para sua vida íntima.

Faz eventos de autoconhecimento e inovação para mulheres enriquecerem suas vidas e relacionamentos. E os planos não param…. Está indo a São Paulo palestrar e já começou em sua cidade palestrar para empresas falando de sexualidade. Ela é imparável, que mulher é essa. Saiba mais sobre Camila Santos pelo seu Instagram oficial @idolovestore.

Continue Reading

Moda

CBM premia Biel Portella como artista PMU 2019

Published

on

By

O micropigmentador e design de sobrancelhas Biel Portella recebe prêmio de artista PMU (Permanent Makeup) 2019 em Congresso Brasileiro de Micro, que ocorre em Belo Horizonte, Minas Gerais.  

Biel Portella é Master treiner em design e fios realistas e participou do Congresso da Biotek, em Milão, onde ficou em terceiro lugar no concurso de sobrancelha; Além disso, em abril deste ano, participou do Micro Paris – 1º Congresso Científico Brasileiro de micropigmentação, que aconteceu na capital francesa. Mas nem sempre foi tão fácil.

Com uma história repleta de nuances, foi na comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, que Biel Portella se encontrou. Recém chegado em 2012, começou a trabalhar como servente de pedreiro para se sustentar e nunca imaginou que a vida lhe reservava grandes surepresas. Com 5 reais e uma pinça, o atual empresário conquistou clientes que o seguem até hoje. Já conhecido, vendeu seu único bem em 2016, uma moto, e investiu em um espaço dentro de sua própria casa.  

Atualmente, Biel Portella possui sua própria clínica na Barra da Tijuca, onde atende seus clientes e ministra cursos para pessoas que pretendem ingressar em um mercado que não para de crescer, o da estética. Não satisfeito, ele ainda criou o projeto UM OLHAR DE BELEZA, que tem como principal objetivo resgatar a autoestima de mulheres e homens das comunidades do Rio de Janeiro, através do design de sobrancelhas.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2019 Gazeta Nacional. Design by EGOBrazil.