Connect with us

Saude e Beleza

Dr. Marco Moscatelli, neurocirurgião, especialista em cirurgia da coluna e cirurgia endoscópica da coluna, conta em entrevista tudo sobre a hérnia de disco:

Published

on

 – O que é e o que leva uma pessoa a desenvolver hérnia de disco?

 A hérnia de disco é a saída do conteúdo interno do disco intervertebral, que age como amortecedor da coluna , pela ruptura do anel fibroso e é causada por diversos fatores. As principais causas de hérnia de disco estão relacionados com o desgaste do disco por envelhecimento, sobrecarga das estruturas da coluna e a falta de fortalecimento muscular em volta da Coluna.

Outras causas importantes são os acidentes, esforço físico excessivo, tabagismo, alterações do colágeno, dentre outras causas.

– Como tratar da hérnia de disco sem recorrer à cirurgia?

O tratamento de hérnia de disco conservador é optado sempre que o paciente não tenha indicação cirúrgica de urgência. É realizado o tratamento medicamentoso com analgésicos, relaxantes musculares, antiinflamatórios dentre outras medicações. Associado a este tratamento, realizamos fisioterapia em diversas modalidades principalmente com Terapia manual, Osteopatia, fisioterapia convencional, RPG, alongamentos, acupuntura, pilates e fortalecimento muscular, perda de peso obtendo melhora em 80-90% dos casos.

– Como o aumento da longevidade da população se relaciona com o aumento do número de casos?

Com o aumento da longevidade e, consequentemente, o maior desgaste da coluna e suas estruturas, ocorrem com maior frequência os problemas na coluna e a hérnia de disco. O ressecamento e desidratação do disco intervertebral propicia o aparecimento de rupturas no anel fibroso que segura a parte interna do disco o qual é mais mole, assim ocorrendo seu extravasamento e com isso a hérnia de disco.

– Quais são os sinais de que será preciso fazer uma cirurgia?

O tratamento clínico é optado na maioria das vezes, com fisioterapia, fortalecimento e medicamentos. Após a falha desse tratamento que varia entre 6 e 8 semanas, podemos indicar o procedimento visando a melhora do quadro de dor e retorno às atividades cotidianas, com menor risco de dor crônica. Porém se o paciente apresente déficit neurológico agudo com menos de 3 semanas de instalação do quadro, indicamos cirurgia de urgência.

– Quais as vantagens da cirurgia vídeo endoscópica? Como o processo é realizado?

A cirurgia endoscópica da coluna ou Vídeo cirurgia de coluna é um dos procedimentos mais atuais na área da cirurgia de coluna. Iniciado há mais de 20 anos nos países asiáticos e na Alemanha, está em constante aperfeiçoamento e avanços cada vez com mais tecnologia empregada. A cirurgia é realizada sob anestesia geral ou local com sedação. Realizamos o procedimento Endoscópico da coluna através de um corte de 7mm, com dilatação da musculatura ao invés de cortar, utilizando um Endoscópio rígido e câmera Full HD apresentando alta definição de imagem com aumento de até 400x. Com essa tecnologia podemos realizar diversos procedimentos, tendo total acesso e distinção das estruturas com a nitidez e precisão necessárias para uma cirurgia de qualidade. Pode ser realizado em qualquer nível da coluna, tanto cervical, torácica quanto lombar, com menor risco de sangramento e infecção. O procedimento é realizado em sistema de hospital dia , com alta 4h após o procedimento.

– O procedimento minimamente invasivo é mais caro que o tradicional?

Como todo avanço e tecnologia, a endoscopia de coluna é mais cara do que a cirurgia convencional se analisarmos a curto prazo e dados imediatistas, porém, se analisarmos como os países de primeiro mundo, vemos que a longo prazo, o procedimento se torna mais barato, pois o paciente fica menos tempo internado, menos risco de infecções e uso de antibióticos, retorna mais precocemente ao trabalho não sobrecarregando a previdência E as empresas, com menos gastos com fisioterapia, melhor qualidade de vida e bem estar alem de menos gastos com medicações. Todos esses fatores a longo prazo tornam muito mais barato do que procedimentos convencionais.

– Além da hérnia de disco, quais outras doenças de coluna são recorrentes?

 A hérnia de disco tem a prevalência de 3-4 % das doenças da coluna. Possui sua importância pois é a doença de coluna que mais leva o paciente para a cirurgia, porém não é apenas a hérnia de disco que acomete a coluna apresentando também artroses, estenose (estreitamento) do canal vertebral, compressões neurológicas e na maioria das vezes associado ao sedentarismo.

– Má postura é prévia de problemas no futuro?

Os estudos atuais atribuem a má postura e a alteração do balanço sagital , um dos fatores de dores lombares e alterações de envelhecimento e degeneração da Coluna. A boa postura é um dos principais fatores de proteção para futuros problemas da coluna associado ao fortalecimento.

– Você escreveu dois trabalhos científicos sobre a cirurgia de coluna em vídeo no Brasil. Fale um pouco sobre eles.

 Em 2014 publicamos a primeira descrição da técnica totalmente endoscópica da coluna lombar em Campinas em conjunto com Dr. Vargas um dos maiores nomes na endoscopia nacional, sendo o primeiro trabalho da literatura nacional na área. Em 2016, publiquei uma grande revisão de casos meus operados por essa técnica em natal , comparando com casos de microdiscectomia (cirurgia convencional ), demonstrando as qualidades e benefícios da cirurgia minimamente invasiva por Vídeo Endoscopia, já bem estabelecidos em áreas como cirurgia geral, ortopedia, urologia dentre outras áreas. Hoje faço parte como instrutor internacional da maior desenvolvedora de endoscopia de coluna do mundo, ministrando cursos nacionais e internacionais na área.

– A prevenção é sempre o melhor remédio?

Com certeza a prevenção sempre é o melhor tratamento para as patologias da coluna assim como em qualquer área da medicina. Por isso investimos muito em informação e conteúdo para nossos pacientes em nossa clinica.

Mais informações: @dr.marco.moscatelli

Continue Reading
Advertisement

Saude e Beleza

Conheça o dentista Dr. Juliano Máximo que apresenta estratégias de tratamentos odontológicos

Published

on

Dr. Juliano Máximo é especialista em Implantes e Diretor da Oral Sin Implantes em Fortaleza/CE.

Oral  Sin Implantes Fortaleza é um sucesso.

Juliano vem se destacando pelos métodos diferenciados e serviços humanizados.

A Clínica conta com tecnologia avançada e usa o método da  Odontologia Digital.

Tratamento com implantes

Carga Imediata Protocolo sobre implantes unitários, Reabilitação oral, Prótese fixa sobre dentes, Lentes de contato dental são os mais pedidos na clínica.

Dr. Juliano já transformou  muitos sorrisos e resgatou a autoestima de diversas pessoas.

Para acompanhar mais sobre a carreira de Dr. Juliano Máximo e da Clínica Oral Sin, basta segui-lo no Instagram: @drjulianomaximo

Continue Reading

Saude e Beleza

PROTOCOLOS DA BELEZA

Published

on

By

COM ATENDIMENTO PERSONALIZADO, TÉCNICAS MODERNAS E O USO DA TECNOLOGIA, DRA. SAMARA CARNEIRO E DRA. BÁRBARA BENEVIDES BUSCAM O MELHOR RESULTADO PARA OS SEUS CLIENTES

A busca pela beleza sempre existiu na humanidade. A cada década os padrões se modificam, mas nunca se perdem. As pessoas procuram esse ideal constantemente. O avanço da medicina, as tecnologias cada vez mais modernas contribuem de maneira efetiva para a realização pessoal através do bem-estar que a beleza pode proporcionar.

Dra. Samara Carneiro e Dra. Bárbara Benevides são médicas clínicas, especializadas em pediatria, medicina ortomolecular e estética com diversas atualizações na área de implantes hormonais e harmonização facial. Seus focos principais são em medicina da família. Hoje sócias, foram colegas de faculdade, onde já tinham interesse no setor estético. Após se formarem, começaram a fazer as especializações na área.

O mercado de estética está em expansão em todo o país. Todos querem se cuidar, ficar belos, se expor nas redes sociais. Devido a essa demanda houve um crescimento expressivo de profissionais atuando na área, aumentando a concorrência. Fazer um trabalho bem feito, deixando o paciente satisfeito e feliz, esse é o propósito e meta das doutoras. O retorno é certo e a propaganda garantida. Bons materiais e técnicas atualizadas garantem um ótimo resultado. Ouvir o paciente, procurando realizar seus desejos de forma segura e eficiente, esse é o melhor diferencial para um desfecho satisfatório.

A tendência hoje é buscar por procedimentos estéticos que deixem a aparência bem natural. O aspecto paralisado, com excessos de botox e ácido hialurônico estão caindo de conceito.

“As brasileiras são vaidosas, mesmo com dificuldades financeiras, como ocorre hoje, há grande procura por procedimentos estéticos, cirurgias, cremes faciais, maquiagem. Uma das causas deve ser a exposição do corpo durante todo o ano, principalmente no carnaval”, destaca Dra. Samara.

“O mercado da estética vem crescendo cada vez mais, não só em Salvador, como a nível nacional. As pessoas estão se cuidando muito, para se sentirem mais bonitas. Até mesmo os homens hoje em dia estão buscando esse ideal de beleza”, pontua Dra. Bárbara.

O ponto forte do trabalho de Dra. Samara e Dra. Bárbara é a naturalidade. Os estimuladores de colágeno, como Sculptra e os fios de PDO, melhoram a flacidez e marcas de expressão, que são inevitáveis com o passar dos anos. Além de botox em pontos chave para paralisar os músculos que puxam a pele pra baixo, adicionados a pontos tradicionais na testa e ao redor dos olhos, porém sem artificialidade. Essas são algumas das novidades na área, além dos protocolos, que pode ser de emagrecimento no qual é feito um acompanhamento semanal com aplicações via muscular ou via venosa para acelerar a perda de peso ou o protocolo de hipertrofia para que haja um ganho de massa magra.

Existem também protocolos para tratar doenças crônicas. Todos têm um acompanhamento semanal para ter um contato próximo com o paciente. “Temos também o protocolo “bumbum na nuca”, onde há um foco na hipertrofia e enrijecimento do glúteo, em que a satisfação é garantida”, reitera Dra. Bárbara.

O “chip da beleza” é composto pelo hormônio Gestrinona, existe há algum tempo e hoje se tornou febre. Atua como apaziguador da TPM, cólicas menstruais, além de ajudar a combater a endometriose. Eleva a massa magra, aumenta a libido e disposição.

Trabalham também com emagrecimento e performance. A medicina ortomolecular é um tipo de terapêutica onde se faz uso de suplementos nutricionais e vitaminas com o intuito de prevenir e curar doenças e reduzir a quantidade de radicais livres. A especialidade serve para que se faça um estudo minucioso do paciente, visando corrigir as moléculas do seu organismo, deixando-o mais equilibrado.

Os custos dos procedimentos estéticos são variados e algumas vezes elevados. Porém, a pergunta é: quanto vale seu bem-estar? Serviços de alta qualidade, materiais de primeira, não são baratos.

Buscar procedimentos mais em conta pode ser uma cilada. Além de não obter o resultado desejado, existem casos de deformações, queimaduras e muitos inconvenientes. O barato muitas vezes sai caro. O custo-benefício de um trabalho bem realizado, é certo. Estar bem consigo, elevar a autoestima, melhorar a qualidade de vida, sentir-se bem, não há preço que pague, não existe ônus, e o valor se torna irrisório.

Dra. Samara Carneiro e Dra. Bárbara Benevides acreditam que certos valores são primordiais para o sucesso em qualquer segmento: satisfazer ao máximo as vontades e anseios dos pacientes, com bom senso e cuidado. Além da solidariedade, amor ao próximo, ética médica. Pensar não apenas em lucro, e sim em princípios para se tornar um ser humano melhor e, consequentemente, um profissional de sucesso para garantir a felicidade e satisfação dos seus pacientes.

Frase em destaque:
Ouvir o paciente, procurando realizar seus desejos de forma segura e eficiente, esse é o melhor diferencial para um desfecho satisfatório.

Continue Reading

Saude e Beleza

Dr. Klaus Brodbeck fala sobre a bioplastia glútea

Published

on

Dr. Klaus W. Brodbeck, médico formado em cirurgia geral no Hospital Lazarotto e no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, graduou-se em medicina em 1990, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e fez pós-graduação em cirurgia plástica na PUC do Rio de Janeiro, fala sobre a bioplastia glútea.

Bioplastia de glúteo funciona com implantes líquidos que ajudam a moldar o contorno corporal definindo o tamanho e forma dos glúteos, um procedimento procurado por muitas mulheres. “A bioplastia consiste em uma plástica feita pelo organismo. Através da colocação de um fator irritante dentro do músculo, produzimos uma reação celular que modifica vários aspectos na região glútea. Podendo ser tratado volume, assimetria, projetar e empinar a região glútea”. Explica o médico.

Ainda de acordo com ele o procedimento é seguro e dura em torno de 30 a 50 minutos. “O preenchimento é realizado no próprio consultório médico com anestesia local, sem cirurgia, sem corte e sem internação. Utiliza uma microcânula romba, o que impede qualquer tipo de lesão nervosa ou vascular (artérias e veias). O procedimento é extremamente seguro, se feito em local adequado, com profissional qualificado e produtos liberados pela Anvisa. Podemos acrescentar que deve ser utilizada uma técnica apurada. O único inconveniente do procedimento, é que alguns pacientes relatam dor por 48h podendo durar até uma semana. A dor é semelhante à que se segue após realizar exercícios glúteos intensos. No pós operatório, peço para que a paciente não pratique exercícios físicos por uma semana, devido a dor que pode ser causada. Prescrevo antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios por 72h”. Afirma Dr. Klaus Brodbeck.

Ele que também foi membro da equipe do professor Ivo Pitanguy por três anos, no período de 1993 a 1995, como residente e atuante é especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), famoso por atender e levantar o ‘bumbum’ de várias digitais influencers como Caroline Bastos, Adriana Muller, entre outras famosas finaliza. “Uma colocação importante, a técnica que eu utilizo, limita a quantidade de material colocado em cada tempo cirúrgico. Os resultados aparecem na sua totalidade após 90 dias. É um procedimento muito interessante, pois os resultados são extremamente naturais. Em resumo, indico o procedimento com toda tranquilidade, pois é extremamente seguro, levando em conta todas as condições citadas”. Conclui o médico.

Dr. Klaus Brodbeck e Caroline Bastos (Foto: Divulgação)

Continue Reading

Trending

Copyright © 2020 Gazeta Nacional - Design by EGOBrazil.com