Connect with us

Saude e Beleza

Dr. Marco Moscatelli, neurocirurgião, especialista em cirurgia da coluna e cirurgia endoscópica da coluna, conta em entrevista tudo sobre a hérnia de disco:

Published

on

Dr Marco Moscatelli 05 - Dr. Marco Moscatelli, neurocirurgião, especialista em cirurgia da coluna e cirurgia endoscópica da coluna, conta em entrevista tudo sobre a hérnia de disco:

 – O que é e o que leva uma pessoa a desenvolver hérnia de disco?

 A hérnia de disco é a saída do conteúdo interno do disco intervertebral, que age como amortecedor da coluna , pela ruptura do anel fibroso e é causada por diversos fatores. As principais causas de hérnia de disco estão relacionados com o desgaste do disco por envelhecimento, sobrecarga das estruturas da coluna e a falta de fortalecimento muscular em volta da Coluna.

Outras causas importantes são os acidentes, esforço físico excessivo, tabagismo, alterações do colágeno, dentre outras causas.

– Como tratar da hérnia de disco sem recorrer à cirurgia?

O tratamento de hérnia de disco conservador é optado sempre que o paciente não tenha indicação cirúrgica de urgência. É realizado o tratamento medicamentoso com analgésicos, relaxantes musculares, antiinflamatórios dentre outras medicações. Associado a este tratamento, realizamos fisioterapia em diversas modalidades principalmente com Terapia manual, Osteopatia, fisioterapia convencional, RPG, alongamentos, acupuntura, pilates e fortalecimento muscular, perda de peso obtendo melhora em 80-90% dos casos.

– Como o aumento da longevidade da população se relaciona com o aumento do número de casos?

Com o aumento da longevidade e, consequentemente, o maior desgaste da coluna e suas estruturas, ocorrem com maior frequência os problemas na coluna e a hérnia de disco. O ressecamento e desidratação do disco intervertebral propicia o aparecimento de rupturas no anel fibroso que segura a parte interna do disco o qual é mais mole, assim ocorrendo seu extravasamento e com isso a hérnia de disco.

– Quais são os sinais de que será preciso fazer uma cirurgia?

O tratamento clínico é optado na maioria das vezes, com fisioterapia, fortalecimento e medicamentos. Após a falha desse tratamento que varia entre 6 e 8 semanas, podemos indicar o procedimento visando a melhora do quadro de dor e retorno às atividades cotidianas, com menor risco de dor crônica. Porém se o paciente apresente déficit neurológico agudo com menos de 3 semanas de instalação do quadro, indicamos cirurgia de urgência.

Dr. Marco Moscatelli 02 1024x768 - Dr. Marco Moscatelli, neurocirurgião, especialista em cirurgia da coluna e cirurgia endoscópica da coluna, conta em entrevista tudo sobre a hérnia de disco:

– Quais as vantagens da cirurgia vídeo endoscópica? Como o processo é realizado?

A cirurgia endoscópica da coluna ou Vídeo cirurgia de coluna é um dos procedimentos mais atuais na área da cirurgia de coluna. Iniciado há mais de 20 anos nos países asiáticos e na Alemanha, está em constante aperfeiçoamento e avanços cada vez com mais tecnologia empregada. A cirurgia é realizada sob anestesia geral ou local com sedação. Realizamos o procedimento Endoscópico da coluna através de um corte de 7mm, com dilatação da musculatura ao invés de cortar, utilizando um Endoscópio rígido e câmera Full HD apresentando alta definição de imagem com aumento de até 400x. Com essa tecnologia podemos realizar diversos procedimentos, tendo total acesso e distinção das estruturas com a nitidez e precisão necessárias para uma cirurgia de qualidade. Pode ser realizado em qualquer nível da coluna, tanto cervical, torácica quanto lombar, com menor risco de sangramento e infecção. O procedimento é realizado em sistema de hospital dia , com alta 4h após o procedimento.

– O procedimento minimamente invasivo é mais caro que o tradicional?

Como todo avanço e tecnologia, a endoscopia de coluna é mais cara do que a cirurgia convencional se analisarmos a curto prazo e dados imediatistas, porém, se analisarmos como os países de primeiro mundo, vemos que a longo prazo, o procedimento se torna mais barato, pois o paciente fica menos tempo internado, menos risco de infecções e uso de antibióticos, retorna mais precocemente ao trabalho não sobrecarregando a previdência E as empresas, com menos gastos com fisioterapia, melhor qualidade de vida e bem estar alem de menos gastos com medicações. Todos esses fatores a longo prazo tornam muito mais barato do que procedimentos convencionais.

– Além da hérnia de disco, quais outras doenças de coluna são recorrentes?

 A hérnia de disco tem a prevalência de 3-4 % das doenças da coluna. Possui sua importância pois é a doença de coluna que mais leva o paciente para a cirurgia, porém não é apenas a hérnia de disco que acomete a coluna apresentando também artroses, estenose (estreitamento) do canal vertebral, compressões neurológicas e na maioria das vezes associado ao sedentarismo.

– Má postura é prévia de problemas no futuro?

Os estudos atuais atribuem a má postura e a alteração do balanço sagital , um dos fatores de dores lombares e alterações de envelhecimento e degeneração da Coluna. A boa postura é um dos principais fatores de proteção para futuros problemas da coluna associado ao fortalecimento.

Dr. Marco Moscatelli 03 768x1024 - Dr. Marco Moscatelli, neurocirurgião, especialista em cirurgia da coluna e cirurgia endoscópica da coluna, conta em entrevista tudo sobre a hérnia de disco:

– Você escreveu dois trabalhos científicos sobre a cirurgia de coluna em vídeo no Brasil. Fale um pouco sobre eles.

 Em 2014 publicamos a primeira descrição da técnica totalmente endoscópica da coluna lombar em Campinas em conjunto com Dr. Vargas um dos maiores nomes na endoscopia nacional, sendo o primeiro trabalho da literatura nacional na área. Em 2016, publiquei uma grande revisão de casos meus operados por essa técnica em natal , comparando com casos de microdiscectomia (cirurgia convencional ), demonstrando as qualidades e benefícios da cirurgia minimamente invasiva por Vídeo Endoscopia, já bem estabelecidos em áreas como cirurgia geral, ortopedia, urologia dentre outras áreas. Hoje faço parte como instrutor internacional da maior desenvolvedora de endoscopia de coluna do mundo, ministrando cursos nacionais e internacionais na área.

– A prevenção é sempre o melhor remédio?

Com certeza a prevenção sempre é o melhor tratamento para as patologias da coluna assim como em qualquer área da medicina. Por isso investimos muito em informação e conteúdo para nossos pacientes em nossa clinica.

Mais informações: @dr.marco.moscatelli

Continue Reading
Advertisement