Connect with us

Geral

Artigo: A inteligência artificial aplicada ao Direito

Published

on

A inteligencia artificial aplicada ao Direito Dr Rafael Barioni Sanchez e Sanchez Advocacia - Artigo: A inteligência artificial aplicada ao Direito

Por Dr. Rafael Barioni

A construção de uma máquina inteligente interessa e cativa à humanidade desde os primórdios, a ponto de haver na história significantes registros de personagens reais e místicos construídos pelo homem com inteligência própria, tais como o Golem e o Frankenstein.

Tais relatos, lendas e ficções, demonstram expectativas contrastantes do homem, entre o fascínio e o medo, em relação à Inteligência Artificial!

Isto porque o Golem é um ser artificial místico, associado à tradição mística do judaísmo, particularmente à cabala, que pode ser trazido à vida através de um processo divino. No folclore judaico, é um ser animado que é feito de material inanimado, muitas vezes visto como um gigante de pedra (Fonte: Wikipédia).

E já o Frankenstein é um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres. É considerada a primeira obra de ficção científica da história. O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, e a obra foi primeiramente publicada em 1818 e faz sucesso até hoje (Fonte: Wikipédia).  

Aliás, inteligência artificial nada mais é do que uma área de pesquisa da computação dedicada a buscar métodos e dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional do ser humano de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.

Na seara jurídica, ela tem sido uma importante ferramenta para examinar milhares de documentos, consolidar e classificar informações que se convergem ou não, trazer à tona passagens relevantes da lei relacionados ao caso concreto, identificar decisões inéditas, ou seja, que destoam das regulares anteriores e que estabelece qualquer tipo de risco as teses já consolidadas e conduzidas por um escritório ou mesmo um advogado individual.

E são muitos os softwares de inteligência artificial de contexto jurídico disponíveis, alguns players de mercado são: Watson (IBM), Ross Intelligence (Universidade de Toronto, no Canada), Luminance (Universidade de Cambridge, na Inglaterra), ELI (Tikal Tech do Brasil), entre outros ainda jurídico produzidos nos: EUA, Índia, Reino Unido, Israel, além ainda da aplicação na saúde, educação, previsão meteorológica, marketing, segurança, etc.  

E, pioneira em seu segmento, a Sanchez e Sanchez Sociedade de Advogados, escritório que atua na região Sudeste e Sul do país em defesa de médias e grandes corporações na seara de recuperação de crédito, contencioso de massa cível e trabalhista, direito ambiental, digital e tecnologia jurídica e que já atua com o Espaider, ERP de propriedade da Empresa Fácil Informática de Blumenau/SC, agora implementa o Parker, inteligência artificial também do Sistema Espaider.

Mas, afinal, os advogados humanos estão ameaçados pelos advogados robôs? Entenda, inteligência artificial é uma ferramenta suplementar que visa ajudar a trabalhar mais rapidamente, organiza, classifica e prioriza informações e documentos.

Ou seja, analogicamente, ela surge carregando consigo o mesmo temor de quando o e-mail substituiu a carta impressa na medida em que alguns temiam que os clientes passariam a consultá-los 24h por dia.

Enfim, os robôs nunca poderão aconselhar clientes, apresentar resumos e teorias legais inovadoras, nunca estarão presentes numa mesa de negociação, jamais poderão comparecer em uma audiência, realizarão sustentações orais, e afins, no entanto, cabe ao profissional do direito continuar se atualizando, buscar novos conhecimentos e se capacitar cada vez mais para atender as novas oportunidades que a tecnologia e as relações geram diariamente.

Dr Rafael Barioni - Artigo: A inteligência artificial aplicada ao Direito

Sobre o autor:

Dr. Rafael Barioni, graduado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de França, Gestão Financeira e Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto, pós graduando em Jurimetria aplicada ao Direito pela Unyleya de Brasília, sócio do Escritório Sanchez & Sanchez Sociedade de Advogados, presidente da Comissão de Direito Digital, Internet e Tecnologia Jurídica da OAB/RP, membro da Comissão de Direito Digital da OAB/SP e representante local da Associação Brasileira de LawTechs e LegalTechs.

Sobre o Escritório Sanchez & Sanchez Sociedade de Advogados

Fundado em 1998, o escritório Sanchez & Sanchez Sociedade de Advogados, que possui sede em Ribeirão Preto-SP, além de escritórios próprios e parceiros em toda a região sudeste e sul do país, conta com aproximadamente 500 colaboradores e clientes por todo o Brasil, concentrando em médios e grandes grupos econômicos, nas áreas de seguro, telefonia, bancos, serviços, construção civil, dentre outros.

Com atuação pautada na ética, no conhecimento e na competência técnica, o escritório, que conta com quatro sócios renomados: Dr. Jorge Sanchez, Dr. Rubens Zampieri Filardi, Dr. Rafael Barioni e Dra. Helga Lopes Sanchez, se destaca pelo uso de inovadoras estratégias jurídicas, habilidade em negociações e capacidade de sanear carteiras com soluções inteligentes e tecnológicas. Com know how nas áreas de recuperação de crédito, contencioso cível e trabalhista.

Continue Reading
Advertisement

Geral

Nicole Bahls abre sua casa no Rio de Janeiro

Published

on

By

Nicole Bahls 2 - Nicole Bahls abre sua casa no Rio de Janeiro

Sempre carinhosa e atenciosa com todos, a influenciadora digital, apresentadora e também modelo fitness Nicole Balhs abriu as portas de sua casa em Itaboraí, onde se refugia e descansa ao lado do seu eleito Marcelo Bimbi, casados desde 2018. Nicole que assim como a grande maioria dos artistas, também continua de quarentena, recebeu a equipe da Sono Quality, ontem 30/06 para receber a nova linha de colchões Splendor com massagem para todos os dormitórios da casa.

Nicole comentou que “Para a gente que tem que fotografar, que fica muito tempo em pé, é muito importante ter uma boa noite de sono“. A apresentadora tem cuidado pessoalmente de toda decoração e detalhes da casa, que será de veraneio para a família, já que a sua residência oficial é na Barra da Tijuca. “Pra mim que cuido da saúde, da alimentação é muito importante dormir bem”. 

A influenciadora e ex panicat comentou sobre os seus dias no isolamento, que tenta imaginar a cada dia que está num reality e que o mais importante agora é preservar a vida. Amo a Vida! Com os cuidados da nova casa não são diferentes, distanciamento, álcool em gel faz parte da rotina e para poucas pessoas. Sobre dormir, no último Power Couple Nicole e Marcelo lutavam diariamente para dormir sempre nos melhores quartos do programa. “Tô apaixonada pelos meus colchões … é muito lindo o acabamento, o conforto, parece que acordei num SPA”.

Continue Reading

Geral

Em grande fase, Elismar “Carrasco” quer o cinturão do SFT

Published

on

By

Crédito foto Divulgação SFT 3 - Em grande fase, Elismar "Carrasco" quer o cinturão do SFT

Goiano acredita que pode “nocautear qualquer um” na organização

Elismar Lima da Silva ou simplesmente “Carrasco’ como é conhecido, é um dos maiores nomes do Brasil na categoria dos penas. Aos 31 anos, o atleta vive uma das melhores fases de sua carreira com 4 vitórias consecutivas em diferentes eventos. Vindo de uma grande vitória no SFT (Standout Fighting Tournament) em fevereiro deste ano, quando nocauteou Guilherme Faria com uma grande performance, o atleta revelou o desejo de disputar o cinturão peso-pena da organização:

— Quando se ganha não tem nem o que falar, tudo foi bem executado. Agora vou em busca do cinturão, quero bater em todos que puder até chegar lá — declarou o atleta.

Ao todo, Elismar “Carrasco” soma quase 30 lutas na carreira profissional, onde conquistou a incrível marca de 21 vitórias. Representante da Junão Gold Team, o  lutador tem na luta em pé a sua principal especialidade. Nocauteador nato, o atleta que já mandou 12 rivais para a lona falou sobre a sua principal estratégia para os combates, a busca quase incessante pelo nocaute:

— Busco sempre o nocaute, tenho punch para nocautear qualquer um na minha categoria, não tenho dúvida disso.

Acumulando passagens por alguns dos maiores eventos do Brasil, como o já citado SFT, o Future MMA, e o Jungle Fight, Elismar lutou recentemente no exterior, quando derrotou Khasan Askhabov no WWFC 15, que aconteceu na Rússia, em setembro no ano passado. Questionado sobre quando deve lutar novamente, o atleta lamentou o fato de ter que adiar o retorno ao cage devido a crise atual que o mundo vive:

— Essa pandemia atrapalhou bastante, mas estou sempre preparado, quando aparecer uma oportunidade, qualquer hora e lugar, estarei pronto — finalizou Elismar Carrasco.

Elismar “Carrasco” começou nas artes marciais mistas há quase 20 anos e desde lá não parou mais. Recuperando a forma pós-pandemia, o atleta aguarda pelo retorno dos eventos no cenário nacional para dar o próximo passo na carreira.

Continue Reading

Geral

Promessa do kickboxing espera lutar em breve: “Nunca tinha ficado tanto tempo sem subir no ringue”

Published

on

By

Crédito foto Dryka Rosa - Promessa do kickboxing espera lutar em breve: "Nunca tinha ficado tanto tempo sem subir no ringue"

Geovana Fernandes ainda revelou o início dos treinos para migrar para o MMA no futuro

Ainda no amador, Geovana Fernandes surge como uma das mais promissoras atletas do Paraná quando o assunto é kickboxing. Somando mais de 17 lutas no ringue, a atleta, assim como muitos, foi obrigada a dar uma pausa nos treinos devido a pandemia, imposta pelo novo coronavírus. De volta a academia, a atleta falou sobre o retorno aos treinos na equipe Brazilian Dream, na cidade de Colombo-PR:

— Já voltei a mesma rotina de treinos de antes, já que as academias voltaram a abrir, porém estou respeitando o meu corpo para se adaptar novamente a carga de treinos, até porque agora também estou treinando MMA — destacou Geovana Fernandes.

De olho não só nas artes marciais mistas, como também no K1 profissional, a atleta espera voltar ao ringue assim que puder para dar continuidade a grande fase e evolução que vinha tendo na luta em pé. Com um estilo único, a lutadora demonstra uma maturidade rara em seus combates, avaliando sempre o melhor momento para atacar. Questionada sobre o tempo que está sem lutar, a atleta revelou que já não vê a hora de entrar em ação:

— Sinto muita falta da adrenalina de lutar, minha última luta foi em dezembro do ano passado, acho que nunca tinha ficado tanto tempo sem subir no ringue (risos).

Graduada como azul-escura no muay thai, a atleta fez parte dos seus combates em evento internos da academia em Colombo. Dentre os sonhos da lutadora, o mais próximo de ser realizado é o de não só estrear, mas vencer em sua primeira luta no K1 profissional. A lutadora, que ainda está voltando de forma consciente ao ritmo de treinos que tinha antes da pandemia acredita que assim que os eventos voltarem estará pronta:

— Espero muito que sim, estou me preparando para que assim que tudo se normalizar eu também possa voltar e enfim fazer a minha estreia no K-1 profissional — finalizou a jovem lutadora de 23 anos.

Mantendo a dieta em dia com a ajuda do seu nutricionista Jean da Nutritrainer, desde antes da quarentena, Geovana tem tudo para brilhar e dar o que falar no ringue ainda em 2020.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2020 Gazeta Nacional - Design by EGOBrazil.com