Connect with us

Geral

Arqueóloga portuguesa alerta em seu livro que um dos assentamentos humanos mais antigos do mundo vai desaparecer

Published

on

hasankeyf 2 - Arqueóloga portuguesa alerta em seu livro que um dos assentamentos humanos mais antigos do mundo vai desaparecer

Durante mais de 12.000 anos, o rio Tigre sustenta o povo de Hasankeyf, que é considerado um dos mais antigos assentamentos humanos conhecidos. Agora o tempo está se esgotando para a cidade antiga, que está prestes a ficar submersa pelas águas da albufeira da barragem de Ilisu, na Turquia, devido a um projeto controverso que busca o desenvolvimento econômico da região e a injeção de milhões de euros nos cofres públicos.

A arqueóloga portuguesa Joana Freitas foi uma das estudiosas que se uniu a uma grande corrente mundial que buscava impedir o avanço da construção da barragem, já que Hasankeyf é um dos mais antigos assentamentos humanos conhecidos no mundo inteiro. Contudo, apesar das reivindicações, já que o sítio reúne 9 dos 10 requisitos para ser considerado patrimônio da humanidade, a construção avançou e estima-se que até abril de 2020 toda a cidade antiga esteja totalmente submersa.

Por esse motivo, de modo a deixar um registo histórico, Joana Freitas lança o livro “Hasankeyf – onde a história pode ser esquecida” pela editora MF Press Global:  “passar para palavras o que se passa em Hasankeyf funcionará como um registo de memória. Seja o que for que vá acontecer, mesmo que o mais provável seja o pior desfecho, o mundo viu, o mundo alertou e foi ignorado. Será uma perda irreparável, insubstituível de um lugar com milhares de anos de história e de histórias. Hasankeyf servirá como um local metáfora, o espelho da humanidade destruindo a sua própria história, o seu passado, cortando as suas raízes”, referiu a arqueóloga.

joana freitas 768x1024 - Arqueóloga portuguesa alerta em seu livro que um dos assentamentos humanos mais antigos do mundo vai desaparecer
Joana Freitas/Café Central / MF Press Global

Entenda o caso

A barragem de Ilisu, construída ao custo de US$ 1,3 mil milhões, atravessa o rio Tigre a 46 quilômetros de distância de Hasankeyf  em direção às fronteiras do Iraque e da Síria. É uma estrutura maciça – 138 metros de altura e quase 1280 metros de largura, que foi planejada por mais de 60 anos e finalmente foi concluída no ano passado.

O governo turco diz que a construção faz parte de um ambicioso projecto para aumentar o suprimento de eletricidade na região e, com sorte, inaugurar um boom econômico. No entanto, os moradores têm dúvidas de que colherão qualquer benefício, e os arqueólogos e investigadores acreditam que o custo humano, histórico e ecológico é alto demais. O reservatório da represa cobrirá 121 milhas quadradas, deslocando cerca de 15.000 pessoas na região e a condenar 300 sítios arqueológicos e assentamentos a ficar para sempre nas profundezas. Em Hasankeyf, onde a água subirá cerca de 200 pés, 80% da cidade desaparecerá.

Sobre o Livro

Hasankeyf: onde a história pode ser esquecida

Autor: Joana Freitas

Formato: e-book

Editora: MF Press Global

Distribuição e venda: Amazon (mundialmente) – Onlinehttps://www.amazon.es/Hasankeyf-Onde-hist%C3%B3ria-esquecida-Portuguese-ebook/dp/B084HNWGGW/

Continue Reading
Advertisement

Geral

Independência do Sutiã é a tendência na cirurgia de prótese mamária

Published

on

1 1 - Independência do Sutiã é a tendência na cirurgia de prótese mamária

Beldades como Scarlett Johansson, Emilia Clarke, Emmy Rossum são referências de beleza para muitas mulheres, essas estrelas internacionais  tem preferido decotes em que o sutiã não tem vez.

Uma das cirurgias estéticas mais procuradas pelas mulheres que desejam aumentar os seios, a prótese de silicone, tem um tipo de técnica que oferece maior estabilidade ao implante, certa independência do sutiã e melhor cobertura tecidual. Conhecido como Dual Plane, o procedimento permite que a prótese fique praticamente imperceptível ao toque, conferindo maior suporte as mamas.

Segundo o cirurgião plástico Thiago Cavalcanti, por cerca de uma década, as pacientes que procuraram implantes de silicone buscavam seios grandes. Atualmente, ainda conforme o médico, hoje a tendência é um busto menor e proporcional ao corpo.

ViewImage - Independência do Sutiã é a tendência na cirurgia de prótese mamária

Existe um movimento entre das mulheres em busca de aumentar as mamas, porém com essa certa independência do sutiã e visual menos forçado, afirma Thiago.

Segundo dados essa moda dos seios grandes chegou ao Brasil na década dos anos 2000. Então, todo mundo queria mama com 350 ml, 400 ml, quanto maior era mais bonito. Hoje em dia, é notado que, há mais ou menos três ou dois anos, as pessoas vêm querendo mamas menores, bonitas e adequadas para o seu corpo, nada de exagero explica o médico.

Segundo o cirurgião plástico Thiago Cavalcanti “Desde 2015, temos educado as pacientes nas redes sociais sobre as consequências de implantes muito grandes ou desproporcionais. A avaliação pelo método Bi-dimensional garante a escolha de um implante adequado para os tecidos da pacientes. Tem até uma certa procura pelo MiniBoob que seria a paciente escolher um implante 70 a 100 ml menor que o indicado. Mulheres empreendedoras e mais discretas tem preferido o MiniBoob, afirma o médico.”

Continue Reading

Geral

Influenciadora Nadia Nolan conta como divide sua vida de mãe com o sucesso da Hardcore Fitness

Published

on

70353650 137352387587213 3267738291903676158 n - Influenciadora Nadia Nolan conta como divide sua vida de mãe com o sucesso da Hardcore Fitness
Diversas pessoas estão apostando no crescimento das redes sociais para aumentarem suas presenças digitais e a relevância de seus serviços oferecidos dentro do meio digital. O aumento da presença digital, seja de pessoa física ou um estabelecimento, é fundamental para o sucesso de um serviço dentro dos tempos atuais.
Após perceber isso, a atleta e empresária Nadia Nolan tem focado bastante parte do seu tempo para aumentar ainda mais sua influência no mundo fitness, em especial nas redes sociais. Atualmente com mais de 315 mil seguidores em sua conta no Instagram, ela comanda a rede de academias Hardcore Fitness com seu marido Larry Nolan.
“Eu tinha um bom trabalho e me saía bem, mas sempre senti que não estava fazendo o que realmente amava. O dinheiro não importava para mim. É por isso que acabei ajudando outras pessoas a se tornarem saudáveis e levei muitos anos para ter sucesso. Meu marido me incentivou a seguir meus sonhos, não importa o quão grande eles fossem. Vejo nosso negócio se expandir globalmente. Eu gostaria de inspirar cada vez mais mulheres a terem sucesso no fitness, nos negócios e na vida com suas famílias”, conta Nadia.
Referência no mundo fitness, Nadia Nolan conta que tem seu marido e um falecido irmão como suas principais figuras de inspiração para continuar o sucesso que possui nas academias. Após ser influenciada a mudar de panorama de sua vida, ela pretende aumentar sua capacidade de inspirar outras pessoas a mudarem suas histórias por meio da rotina das academias.
“São diversas coisas que me marcam durante meu trabalho. Ter um cliente me dizendo que não está mais tomando remédios e está saudável porque eu o ajudei. Iniciando uma franquia e abrindo locações, sendo em uma revista. Nunca pensei que isso fosse acontecer. Ganhar um pro card de biquíni após os 35 anos. Ser capaz de ajudar minha família a se tornar saudável comigo. Posso continuar por muito tempo nisso, porque me satisfaz bastante ver pessoalmente essas histórias”, relata a empresária.
Saiba mais sobre Nadia Nolan através do Instagram: https://www.instagram.com/hardcorenadia/
Continue Reading

Cultura

Empresa de escape room 60 Minutos retoma jogos presenciais

Published

on

Com cinco salas disponíveis, diversas precauções foram pensadas para a segurança dos clientes

60 minutos - Empresa de escape room 60 Minutos retoma jogos presenciais

Fundada em 2016,em São Paulo, a empresa 60 Minutos Escape Rooms, tem como objetivo proporcionar um passeio diferente e divertido. Voltada para o entretenimento em jogos de fuga, possui salas ambientadas onde os participantes são trancados e, usando suas habilidades e trabalho em equipe, precisam decifrar enigmas, encontrar pistas ocultas, chaves, desvendar mistérios, quebra-cabeças, e em até uma hora, conseguirem escapar.

Para isso, a empresa oferece cinco salas com diferentes temáticas que proporcionam ao grupos diversas situações, que vão desde ficarem presos em um apartamento sem saber como chegaram lá, prenderem assaltantes de bancos, ajudarem em uma investigação de um detetive que morreu, roubarem obras de arte para uma organização criminosa, até mesmo salvarem o mundo de uma pandemia de um vírus letal.

Como diversas outras empresas do segmento, a 60 Minutos também precisou se reinventar este ano, devido a pandemia. Nos últimos meses, lançou a modalidade de escape game online, e agora, com a retomada de forma cautelosa da economia, e após um período fechada, a empresa reabriu para os jogos presenciais, porém com todo cuidado e protocolo necessário para a segurança e conforto dos clientes.

Além do uso obrigatório da máscara, é necessário fazer a reserva com antecedência, onde uma turma por vez poderá jogar e o restante das salas permanecem fechadas, por até uma hora de intervalo entre o grupos. Após cada partida, é feito nebulização com produto registrado na ANVISA, que mata até 99% de vírus e bactérias, e uma última higienização com álcool 70 em todos objetos.

Cada ambiente interativo pode ter de 4 a 12 pessoas por grupo, dependendo da dificuldade. As reservas podem ser feitas por telefone, WhatsApp ou de forma online através do site.

Conheça mais: https://www.sessentaminutos.com.br/

 Serviço:

Aberto: 12h às 21h

Preço: R$ 59,00 por pessoa.

Capacidade: 04 a 12 pessoas.

Endereço: Rua Vieira de Morais, 1438, Campo Belo – São Paulo – SP

Telefone: 11 4114-9470

Redes:

Instagram: https://www.instagram.com/sessenta.minutos/

Facebook: https://www.facebook.com/sessentaminutosescape

Continue Reading

Trending

Copyright © 2020 Gazeta Nacional - Grupo Michelasi de Comunicação