Andréia Pimentel – a Chef de cozinha especializada em entomofagia destaca a importância dos insetos na alimentação humana. – Gazeta Nacional
Connect with us

Famosos

Andréia Pimentel – a Chef de cozinha especializada em entomofagia destaca a importância dos insetos na alimentação humana.

A Chef de cozinha Andréia Pimentel palestra no evento Mesa São Paulo sobre a importância dos insetos como fonte de alimento, um assunto importante e repleto de curiosidades.

Published

on

Convidada especial da 16° edição do Mesa São Paulo, evento que aconteceu na capital paulista, entre os dias 24 e 27 de outubro, a Chef de cozinha Andréia Pimentel palestrou, no dia 26, para um público de mais de 500 pessoas, todas curiosas e interessadas no que muitos dizem ser a comida do futuro: os insetos.

O assunto macro que conduziu os temas abordados,no evento Mesa São Paulo 2019,foi “COZINHA DE TRANSIÇÃO: novos significados para um planeta em mutação”, conteúdo extremamente coerente com os trabalhos da Chef Andréia Pimentel – especialista em entomofagia – o consumo de insetos por seres humanos. Ademais, hoje, esses pequenos invertebrados fazem parte da alimentação de aproximadamente 2 bilhões de pessoas.

Chef do “Cardápio Surpresa” Programa Eliana, Pimentel é especialista em Comida de Selva pela USIL (Lima), diplomada em Cozinha Peruana pelo Le CordonBleu (Lima), CuisineFrançaise pelo Le CordonBleu (Paris); ela ainda é Embaixadora da FISPAL e há mais de cinco anos é jurada da revista “Veja Comer & Beber” de Campinas.

Segundo a Chef Andréia Pimentel, uma das mais renomadas profissionais relacionadas à entomofagia na América Latina, os insetos não são apenas a alimentação do futuro. “Ouço constantemente sobre a entomofagia ser algo para o futuro. E sim, de fato existem pesquisas que mostram um crescimento exponencial no consumo de insetos no planeta. Mas o consumo de insetos é assunto para hoje e já é consumido em inúmeros países, inclusive no Brasil. (…) Entomofagia não é futuro, é agora!”

Destaca a Chef Pimentel.

Segundo Andréia Pimentel, uma das mais renomadas profissionais relacionadasà entomofagia na América Latina, os insetos não são apenas aalimentação do futuro. “Ouço constantemente sobre a entomofagia ser algo para o futuro. E sim, de fato existem pesquisas que mostram um crescimento exponencial no consumo de insetos no planeta. Mas o consumo de insetos é assunto para hoje e eles já são consumidos em inúmeros países, inclusive no Brasil. Não podemos ignorar a relevância desses alimentos tão proteicos e repletos de nutrientes. Para mais, a produção de insetos tem impactos ambientais e custos de produção extremamente inferiores a outras proteínas.Entomofagia não é futuro, é agora!”.

Sabemos que as proteínas são essenciais e importantíssimas para a nossa alimentação; nesse sentido, a Chef Andréiadisserta sobre a quantidade das proteínas encontradas em alguns insetos. “Se o assunto é proteína não podemos deixar os insetos de lado, eles sãotão pequenos quanto nutritivos. Muitos insetos apresentam concentração de proteínas superior a das carnes mais consumidas no mundo. Cada 100 gramas de carne bovina, por exemplo, tem aproximadamente 24 gramas de proteínas; já a mesma quantidade de percevejos, um inseto consumido em algumas localidades do México, tem cerca de 68 gramas do mesmo nutriente”.

Muito estudiosa e sempre em busca de novos sabores, experiências e receitas, a Chef Andréia Pimentel está constantemente inovando e criando a partir de pesquisas que faz mundo a fora. A queridíssima ainda detalha que comer insetos não é algo tão inédito no Brasil: “Não se esqueçam de que os insetos já são consumidos no nosso País. Em alguns estados, a rainha da formiga do gênero Atta, chamada de içá ou tanajura é consumida pura ou com farofa”.

Outro fator relevante, que coloca o consumo de insetos no centro das atenções, são as questões ambientais. Estudos comprovam que o maior consumo de insetos gerariam impactos positivos no meio ambiente. Se esses pequenos animais fossem mais presentes na alimentação humana, teríamos uma considerável diminuição na emissão de gases de efeito estufa (cerca de 100 vezes menos). Teríamos ainda a redução da poluição da água e uma área de uso da terra com baixa contaminação ambiental.

“Infelizmente, ainda existe um grande preconceito em relação ao uso de insetos como fonte de alimento. Construiu-se a ideia de que só se ingere insetos em momentos de fome ou escassez de alimentos. Tal crença gerou uma barreira na esmagadora maioria da população. Entendo que nesse momento é denossa responsabilidade – Chefs de cozinha – contribuir com o fim dessepensamento ultrapassado. Vejoo movimento de alguns colegas colocando insetos em pratos de seus restaurantes (o renomado Chef Alex Atala, por sua vez,tem uma sobremesa com formiga ofertada em seu restaurante, o D.O.M). Essa iniciativa, sem dúvidas, é um grande avanço, mas precisamos evoluir muito mais”, destaca, Andréia Pimentel.

Famosos

Nanda Marques exibe suas curvas em desfile da Imperadores Rubro-negros

Published

on

A blogueira foi musa da escola de samba, que desfilou em Intendente Magalhães

Nanda Marques arrasou como musa da Imperadores Rubro-Negros, primeira escola de samba da noite de domingo(23), em Intendente Magalhães. A blogueira exibiu suas curvas em uma fantasia assinada pelo estilista Michel Marssola.

“A escola veio linda e com tudo pra subir”, disse Nanda.

A agremiação desfilou no Grupo de Acesso da Intendente Magalhães. A Imperadores Rubro-Negros formada por sambistas torcedores do Clube de Regatas do Flamengo.
creditos vhassesoria

Continue Reading

Cultura

Carnaval à la Coringa: Dicas de make para arrasar como palhaço na folia

Published

on

By

Os palhaços são figuras muito conhecidas e ultimamente tem estado em bastante evidência no universo pop. Filmes como “Coringa”, “It: a Coisa”, “Bingo: O Rei das Manhãs” são alguns exemplos bem atuais da fama, medo e admiração por esse personagem.

Pensando nesse fenômeno, falamos com Marcos Casuo, um dos Clowns mais famosos do mundo, foi o primeiro brasileiro a integrar o famoso Cirque du Soleil, e criador da Universo Casuo, que nos deu algumas dicas de como você pode fazer uma make de palhaço para curtir o carnaval.

Base: é importante utilizar uma base cremosa, escolha a cor que desejar, o make up branco ou bege oferece um fundo aveludado que tira toda as imperfeição e manchas do seu rosto, sua pele se transformará numa tela para criar a personagem que desejar. Para fazer isso, aplique-a com uma esponja e preencha a superfície do rosto com ela. Uma boa dica é não arrastá-la. Aplique-a no rosto batendo suavemente. Não esqueça de aplicar nas sobrancelhas também, assim você vai poder criar outra sobrancelha da forma e estilo que desejar.

Com a base aplicada creme utilize um pincel e as cores que desejar para dar forma ao que deseja fazer, ex: clown makeup vermelho creme usar nos olhos ou como riscos em seguida usar uma exponha para esfumar, ou com o próprio pincel. Na base cremosa fica mais incrível fazer a mistura de cores em degrades então abuse da criatividade.

Fixador: após aplicar a base use um pó fixador na make.

Sombras: Agora você irá aplicar sombras opacas no local que aplicou as cores, ou seja, se fez com vermelho creme use sombra opaca vermelha e assim por diante. Aplicar as sombras opacas é como fazer uma maquiagem social o segredo é que você já fez todo um processo no rosto e só precisa dar vida com as sombras e traços. Para dar o toque a mais fazer os traços que deseja com uma pigmentação (make up) a base d’água líquidas, que irão aderir “a sua pele”.

Pincel: Em seguida use um pincel para contornar o que fez. Por último use o preto para dar forma nos traços e sombras opacas preta por cima de alguns traços.

Boca: para fazer o contorno da boca, utilize um pincel com a cor preta. Puxe nas extremidades o desenho, como desejar, para fazer um palhaço feliz, engraçado, triste ou até mesmo de terror. Esfume os extremos com a esponja. Após isso, pinte os lábios com a make vermelha com o pincel. Aplique uma sombra vermelha e ao final o talco fixador.

Orelhas: você pode usar a cor que quiser para essa área, mas é legal que combine com o restante do rosto, então um vermelho ou preto cai bem. Ao final aplique a sombra vermelha ou preta.

Olhos: continue a utilizar o pincel com a maquiagem preta nos traços dos olhos, depois esfume com uma esponja até fica uniforme e aplique talco fixador para selar.

Selar: após você aplicar toda a make, aplique com um pincel uma sombra opaca vermelha.

Traços: Todos os traços: boca, olhos, após selar a make, use um pincel com maquiagem preta para desenhar sobre as áreas que foram esfumadas. Após criar todos os traços, aplique, pouco a pouco, sombra opaca preta.

Rímel: Aplique nos cílios.

Acabamento: Com um pincel coloque a base da cor da sua pele nos extremos, depois espalhe com uma esponja até ficar uniforme. Aplique o talco fixador e tire o excesso. Aplique um pó 3 tons acima da cor da sua pele e utiliza uma esponja para esfumar.

Adereços: para compor o seu palhaço, pode usar chapéus, o famoso nariz, perucas e também brincar com o cabelo. Tudo vale para brincar, e arrasar, na folia.

Após a folia: Para tirar toda essa maquiagem é muito simples, sem dor e sem machucar a pele. Use um demaquilante a base de óleo e sabão. Ao aplicar ele vai se misturar a maquiagem e em contato com a água sairá facilmente.

Mais informações no www.UniversoCasuo.com.br

Continue Reading

Famosos

Musa da Colorado, Amanda Souza desiste de desfilar com o corpo pintado: “medo da chuva”

Published

on

Modelo estrelou ensaio fotográfico para comemorar a sua estreia no Carnaval de São Paulo

Às vésperas do Carnaval, Amanda Souza teve que mudar de ideia sobre a sua “fantasia”. Musa da Colorado do Brás, escola de samba do grupo especial, ela desfilaria apenas com o corpo pintado. Mas, por conta das fortes nos últimos dias em São Paulo, ela desistiu da ideia. A beldade vai para a avenida com um biquíni, bem ousado e sexy, cravejado de pedras.

“Vou atrevida para a avenida. A primeira ideia era sair com o corpo pintado, mas fiquei com medo da chuva. Corre o risco de manchar e de escorrer tinta, quero desfilar intacta e brilhar muito, então optei por uma fantasia mais tradicional mesmo, com muito glamour”, conta. “Além disso, o tempo de preparação para a pintura é muito longo, acaba sendo bem cansativo”.

Amanda já adianta que vai deixar o bumbum todo de fora, com um fio dental de tirar o fôlego de qualquer marmanjo. E garante que não vai se intimidar com os olhares indiscretos. “Quero mesmo chamar a atenção”, admite. “Estou treinando pesado e me dedicando na dieta para mostrar tudo. Vou para a academia até amanhã, que é o dia do desfile”, completa aos risos.

Neste ano, a Colorado do Brás levará para a avenida o enredo “Que Rei sou eu?”, contando a história do rei Dom Sebastião, marcada por mistérios, lutas, sabedorias e lendas. A escola será a segunda a desfilar no sábado, dia 22 de fevereiro.

Foto: Ricardo Sakai / Edu Graboski / Divulgação

Continue Reading

Trending

Copyright © 2019 Gazeta Nacional. Design by EGOBrazil.