Connect with us

Famosos

Andréia Pimentel – a Chef de cozinha especializada em entomofagia destaca a importância dos insetos na alimentação humana.

A Chef de cozinha Andréia Pimentel palestra no evento Mesa São Paulo sobre a importância dos insetos como fonte de alimento, um assunto importante e repleto de curiosidades.

Published

on

WhatsApp Image 2019 11 08 at 12.30.57 - Andréia Pimentel – a Chef de cozinha especializada em entomofagia destaca a importância dos insetos na alimentação humana.

Convidada especial da 16° edição do Mesa São Paulo, evento que aconteceu na capital paulista, entre os dias 24 e 27 de outubro, a Chef de cozinha Andréia Pimentel palestrou, no dia 26, para um público de mais de 500 pessoas, todas curiosas e interessadas no que muitos dizem ser a comida do futuro: os insetos.

O assunto macro que conduziu os temas abordados,no evento Mesa São Paulo 2019,foi “COZINHA DE TRANSIÇÃO: novos significados para um planeta em mutação”, conteúdo extremamente coerente com os trabalhos da Chef Andréia Pimentel – especialista em entomofagia – o consumo de insetos por seres humanos. Ademais, hoje, esses pequenos invertebrados fazem parte da alimentação de aproximadamente 2 bilhões de pessoas.

Chef do “Cardápio Surpresa” Programa Eliana, Pimentel é especialista em Comida de Selva pela USIL (Lima), diplomada em Cozinha Peruana pelo Le CordonBleu (Lima), CuisineFrançaise pelo Le CordonBleu (Paris); ela ainda é Embaixadora da FISPAL e há mais de cinco anos é jurada da revista “Veja Comer & Beber” de Campinas.

Segundo a Chef Andréia Pimentel, uma das mais renomadas profissionais relacionadas à entomofagia na América Latina, os insetos não são apenas a alimentação do futuro. “Ouço constantemente sobre a entomofagia ser algo para o futuro. E sim, de fato existem pesquisas que mostram um crescimento exponencial no consumo de insetos no planeta. Mas o consumo de insetos é assunto para hoje e já é consumido em inúmeros países, inclusive no Brasil. (…) Entomofagia não é futuro, é agora!”

Destaca a Chef Pimentel.

Segundo Andréia Pimentel, uma das mais renomadas profissionais relacionadasà entomofagia na América Latina, os insetos não são apenas aalimentação do futuro. “Ouço constantemente sobre a entomofagia ser algo para o futuro. E sim, de fato existem pesquisas que mostram um crescimento exponencial no consumo de insetos no planeta. Mas o consumo de insetos é assunto para hoje e eles já são consumidos em inúmeros países, inclusive no Brasil. Não podemos ignorar a relevância desses alimentos tão proteicos e repletos de nutrientes. Para mais, a produção de insetos tem impactos ambientais e custos de produção extremamente inferiores a outras proteínas.Entomofagia não é futuro, é agora!”.

Sabemos que as proteínas são essenciais e importantíssimas para a nossa alimentação; nesse sentido, a Chef Andréiadisserta sobre a quantidade das proteínas encontradas em alguns insetos. “Se o assunto é proteína não podemos deixar os insetos de lado, eles sãotão pequenos quanto nutritivos. Muitos insetos apresentam concentração de proteínas superior a das carnes mais consumidas no mundo. Cada 100 gramas de carne bovina, por exemplo, tem aproximadamente 24 gramas de proteínas; já a mesma quantidade de percevejos, um inseto consumido em algumas localidades do México, tem cerca de 68 gramas do mesmo nutriente”.

WhatsApp Image 2019 11 08 at 12.30.43 1024x768 - Andréia Pimentel – a Chef de cozinha especializada em entomofagia destaca a importância dos insetos na alimentação humana.

Muito estudiosa e sempre em busca de novos sabores, experiências e receitas, a Chef Andréia Pimentel está constantemente inovando e criando a partir de pesquisas que faz mundo a fora. A queridíssima ainda detalha que comer insetos não é algo tão inédito no Brasil: “Não se esqueçam de que os insetos já são consumidos no nosso País. Em alguns estados, a rainha da formiga do gênero Atta, chamada de içá ou tanajura é consumida pura ou com farofa”.

Outro fator relevante, que coloca o consumo de insetos no centro das atenções, são as questões ambientais. Estudos comprovam que o maior consumo de insetos gerariam impactos positivos no meio ambiente. Se esses pequenos animais fossem mais presentes na alimentação humana, teríamos uma considerável diminuição na emissão de gases de efeito estufa (cerca de 100 vezes menos). Teríamos ainda a redução da poluição da água e uma área de uso da terra com baixa contaminação ambiental.

“Infelizmente, ainda existe um grande preconceito em relação ao uso de insetos como fonte de alimento. Construiu-se a ideia de que só se ingere insetos em momentos de fome ou escassez de alimentos. Tal crença gerou uma barreira na esmagadora maioria da população. Entendo que nesse momento é denossa responsabilidade – Chefs de cozinha – contribuir com o fim dessepensamento ultrapassado. Vejoo movimento de alguns colegas colocando insetos em pratos de seus restaurantes (o renomado Chef Alex Atala, por sua vez,tem uma sobremesa com formiga ofertada em seu restaurante, o D.O.M). Essa iniciativa, sem dúvidas, é um grande avanço, mas precisamos evoluir muito mais”, destaca, Andréia Pimentel.

Famosos

Roberto Carlos foi cupido de Lisa Gomes, repórter do Tv Fama

Published

on

LISA GOMES 1 - Roberto Carlos foi cupido de Lisa Gomes, repórter do Tv Fama

Jornalista começou na Rede TV como web drag repórter e se tornou a primeira transexual a fazer a previsão do tempo no mundo pela Climatempo

Ela já está acostumada a lidar com as polêmicas do mundo dos famosos, mas sempre foi muito discreta com sua vida pessoal. Estamos falando da repórter Lisa Gomes que trabalha no programa TV Fama na Redetv há 7 anos e se tornou a primeira jornalista transexual da televisão e leva o título com muito orgulho e disciplina.

O apresentador e influenciador digital, Murilo Cunha fez sua estreia no mundo das lives e convidou Lisa Gomes para um bate-papo. Entre um assunto e outro, a jornalista deixou escapar que Roberto Carlos foi o cupido do seu casamento com o empresário e analistas de sistemas Paulo Roberto. O casal estava num show do rei, Lisa a trabalho e Paulo foi apenas assistir  e aconteceu o inesperado.

images - Roberto Carlos foi cupido de Lisa Gomes, repórter do Tv Fama

Paulo é muito amigo do cantor Nahim e usou dessa estratégia para se aproximar de Lisa, ficaram conversando horas e de lá pra cá não se desgrudaram mais. Roberto Carlos sabe da união dos pombinhos e Paulo se tornou o braço direito de Lisa, dirigindo inclusive seu canal de entrevistas no Youtube.

Paulo e Lisa 2 300x300 - Roberto Carlos foi cupido de Lisa Gomes, repórter do Tv Fama

Ainda na live, Lisa explicou como conquistou um espaço na TV como repórter de celebridades. Antes de ser repórter da Rede TV!, Gomes foi assessora de imprensa do pai do cantor Michael Jackson, Joe Jackson (1928-2018), quando ele veio celebrar seu aniversário no Brasil em 2015. Lisa fez mistério sobre esse trabalho por conta de cláusulas contratuais.  Antes de se destacar na mídia, a profissional fez teatro em SP, mas desistiu da carreira por não se encaixar mais nos personagens masculinos.

Dia do Orgulho LGBTQI+   

Questionada sobre a importância do Dia do Orgulho LGBTQI+, celebrado no último domingo, 28/06, Lisa destacou a lei que criminaliza a homofobia: “Primeiro eu tiro todos os rótulos. Não gosto de rótulos. Uma das conquistas da nossa classe foi a criminalização da homofobia. Infelizmente, a classe ainda é muito desunida.  O nosso maior acerto é gritar, temos uma ferramenta muito forte que é a internet, ela ajuda bastante, se acontece um crime, alguém vai registrar. A classe erra ao achar que tudo é homofobia, nem tudo é homofobia. Tem gente que se aproveita e outras não. O que é certo é certo”, disse a jornalista que foi apresentadora do mapa-tempo da Climatempo, sendo a primeira trans a fazer a previsão do tempo no mundo.

maxresdefault 300x169 - Roberto Carlos foi cupido de Lisa Gomes, repórter do Tv Fama

Web drag repórter

No bate-papo, a comunicadora contou também como entrou para o time de repórteres do TV Fama. Lisa queria ser web drag repórter, na época ela era uma drag queen.  “Liguei pra emissora e a chefe de redação web me atendeu, mandei pra ela meu projeto, cinco dias depois ela me chamou para ser repórter do João Kleber. Depois eu acabei entrando pro TV Fama, onde eu queria mesmo entrar, mas nenhuma matéria minha ia pro ar. Depois eu fiz algumas matérias para a Sonia Abrão, entrevistei o Walcyr Carrasco., e o diretor do TV Fama viu, gostou e me explicou o formato do TV Fama”, revelou.

Créditos: Divulgação

Assista a entrevista completa:

https://www.instagram.com/p/CCB4ZFPpSiO/

LISA GOMES 1 300x300 - Roberto Carlos foi cupido de Lisa Gomes, repórter do Tv Fama

Continue Reading

Famosos

Evandro Santo, Roberto Carlos, Ivete Sangalo, Alok, Rita Cadillac e outros famosos são presenteados com obra de arte

Published

on

WhatsApp Image 2020 07 02 at 12.00.59 - Evandro Santo, Roberto Carlos, Ivete Sangalo, Alok, Rita Cadillac e outros famosos são presenteados com obra de arte

O artista plástico santista Ebano Kalil promoveu uma ação de marketing com a agência Talentmix e presentou diversas personalidades com suas obras: Gretchen, Ronnie Von, Luciana Gimenez, Marcos Pasquim, Alok, Daniel, Roberto Carlos, Ivete Sangalo, Evandro Santo, Daniel Boaventura, Nany People entre outros foram presenteados com obras exclusivas e adoraram o presente.

O humorista Evandro Santo recepcionou o artista em sua residência e fez questão de receber uma obra autografada pelo autor e postou o momento em suas redes sociais.

O humorista Evandro Santo recepcionou o artista em sua residência e fez questão de receber uma obra autografada pelo autor e postou o momento em suas redes sociais.

Sem Título 7 - Evandro Santo, Roberto Carlos, Ivete Sangalo, Alok, Rita Cadillac e outros famosos são presenteados com obra de arte

Foto: Divulgação/ Talentmix

Autodidata, Ebano Kalil, desde pequeno já mostrava habilidades com lápis coloridos, papéis e tintas. O gosto por telas abstratas surgiu após sua graduação e hoje se transformaram em mania e item obrigatório na decoração para pessoas modernas e de bom gosto. Sua arte está expandindo e além das telas, outros itens como capas de celulares e canetas se transformaram em opção para brindes descolados.

O artista pensa em promover uma exposição de seu trabalho em uma galeria na capital paulista, após o final da pandemia e contará com o apoio da agência Talentmix, do jornalista Roberto Rodrigues para a execução do projeto.

Redes sociais: @ebanokalil.atelier
Site: www.ebanokalilatelier.com.br

Continue Reading

Famosos

Musa dos roqueiros, Rita Cadillac ganha bela homenagem de artistas do rock

Published

on

ritacadillac - Musa dos roqueiros, Rita Cadillac ganha bela homenagem de artistas do rock

Do norte ao sul do país, o rock nacional parou ao menos por um instante para mandar uma mensagem para Rita Cadillac. Através da Crash TV, inúmeros depoimentos foram reunidos em uma homenagem emocionante. Ela completou 66 anos de idade neste mês de junho.

“A mais conhecida, a mais famosa das chacretes. Uma super artista. Mãe, mulher, atriz, cantora e bailarina”, disse Jhonny Boy Chaves, baixista da banda Ira. Como musa dos roqueiros, o vídeo enaltece a arte e longa trajetória de Rita. Desde o início no programa do Chacrinha, a artista é um nome que está na história da indústria cultural brasileira.

Até música feita no improviso por Guilherme Cruz está presente na homenagem!

Confira:

Continue Reading

Trending

Copyright © 2020 Gazeta Nacional - Design by EGOBrazil.com