Connect with us

Famosos

Andréia Pimentel – a Chef de cozinha especializada em entomofagia destaca a importância dos insetos na alimentação humana.

A Chef de cozinha Andréia Pimentel palestra no evento Mesa São Paulo sobre a importância dos insetos como fonte de alimento, um assunto importante e repleto de curiosidades.

Published

on

Convidada especial da 16° edição do Mesa São Paulo, evento que aconteceu na capital paulista, entre os dias 24 e 27 de outubro, a Chef de cozinha Andréia Pimentel palestrou, no dia 26, para um público de mais de 500 pessoas, todas curiosas e interessadas no que muitos dizem ser a comida do futuro: os insetos.

O assunto macro que conduziu os temas abordados,no evento Mesa São Paulo 2019,foi “COZINHA DE TRANSIÇÃO: novos significados para um planeta em mutação”, conteúdo extremamente coerente com os trabalhos da Chef Andréia Pimentel – especialista em entomofagia – o consumo de insetos por seres humanos. Ademais, hoje, esses pequenos invertebrados fazem parte da alimentação de aproximadamente 2 bilhões de pessoas.

Chef do “Cardápio Surpresa” Programa Eliana, Pimentel é especialista em Comida de Selva pela USIL (Lima), diplomada em Cozinha Peruana pelo Le CordonBleu (Lima), CuisineFrançaise pelo Le CordonBleu (Paris); ela ainda é Embaixadora da FISPAL e há mais de cinco anos é jurada da revista “Veja Comer & Beber” de Campinas.

Segundo a Chef Andréia Pimentel, uma das mais renomadas profissionais relacionadas à entomofagia na América Latina, os insetos não são apenas a alimentação do futuro. “Ouço constantemente sobre a entomofagia ser algo para o futuro. E sim, de fato existem pesquisas que mostram um crescimento exponencial no consumo de insetos no planeta. Mas o consumo de insetos é assunto para hoje e já é consumido em inúmeros países, inclusive no Brasil. (…) Entomofagia não é futuro, é agora!”

Destaca a Chef Pimentel.

Segundo Andréia Pimentel, uma das mais renomadas profissionais relacionadasà entomofagia na América Latina, os insetos não são apenas aalimentação do futuro. “Ouço constantemente sobre a entomofagia ser algo para o futuro. E sim, de fato existem pesquisas que mostram um crescimento exponencial no consumo de insetos no planeta. Mas o consumo de insetos é assunto para hoje e eles já são consumidos em inúmeros países, inclusive no Brasil. Não podemos ignorar a relevância desses alimentos tão proteicos e repletos de nutrientes. Para mais, a produção de insetos tem impactos ambientais e custos de produção extremamente inferiores a outras proteínas.Entomofagia não é futuro, é agora!”.

Sabemos que as proteínas são essenciais e importantíssimas para a nossa alimentação; nesse sentido, a Chef Andréiadisserta sobre a quantidade das proteínas encontradas em alguns insetos. “Se o assunto é proteína não podemos deixar os insetos de lado, eles sãotão pequenos quanto nutritivos. Muitos insetos apresentam concentração de proteínas superior a das carnes mais consumidas no mundo. Cada 100 gramas de carne bovina, por exemplo, tem aproximadamente 24 gramas de proteínas; já a mesma quantidade de percevejos, um inseto consumido em algumas localidades do México, tem cerca de 68 gramas do mesmo nutriente”.

Muito estudiosa e sempre em busca de novos sabores, experiências e receitas, a Chef Andréia Pimentel está constantemente inovando e criando a partir de pesquisas que faz mundo a fora. A queridíssima ainda detalha que comer insetos não é algo tão inédito no Brasil: “Não se esqueçam de que os insetos já são consumidos no nosso País. Em alguns estados, a rainha da formiga do gênero Atta, chamada de içá ou tanajura é consumida pura ou com farofa”.

Outro fator relevante, que coloca o consumo de insetos no centro das atenções, são as questões ambientais. Estudos comprovam que o maior consumo de insetos gerariam impactos positivos no meio ambiente. Se esses pequenos animais fossem mais presentes na alimentação humana, teríamos uma considerável diminuição na emissão de gases de efeito estufa (cerca de 100 vezes menos). Teríamos ainda a redução da poluição da água e uma área de uso da terra com baixa contaminação ambiental.

“Infelizmente, ainda existe um grande preconceito em relação ao uso de insetos como fonte de alimento. Construiu-se a ideia de que só se ingere insetos em momentos de fome ou escassez de alimentos. Tal crença gerou uma barreira na esmagadora maioria da população. Entendo que nesse momento é denossa responsabilidade – Chefs de cozinha – contribuir com o fim dessepensamento ultrapassado. Vejoo movimento de alguns colegas colocando insetos em pratos de seus restaurantes (o renomado Chef Alex Atala, por sua vez,tem uma sobremesa com formiga ofertada em seu restaurante, o D.O.M). Essa iniciativa, sem dúvidas, é um grande avanço, mas precisamos evoluir muito mais”, destaca, Andréia Pimentel.

Famosos

Conheça a sexcoach Marcela Queiroz, sócia da Sensitive

Published

on

By

Marcela Queiroz atualmente sexcoach e sócia na empresa Sensitive, que preza sempre a saúde íntima e qualidade de seus produtos, Marcela vem fazendo um incrível trabalho online no Instagram, trazendo problemas sexuais e as soluções deles através de seus produtos de forma bem dinâmica e cautelosa assim conseguindo êxito na quebra de tabu e arrastando seguidores a cada dia. Marcela recebe elogio do Brasil todo!

Recentemente organizou um workshop só para mulheres que foi total sucesso onde se iniciou a ideia de levar isso para outras localidades trazendo conhecimento, confiança, sedução, segurança, auto estima e prazer, seja lá aumentando ou resgatando… afinal prazer não tem idade nem crença!

Sigam o instagram oficial: @sensitivesexshop.

Continue Reading

Famosos

Que festa linda! Influenciador Henzo comemorou seu 5º aniversário em grande estilo

Published

on

By

No último sábado, 16, foi a vez de celebrar a vida de um dos mais carismáticos influenciadores mirins de moda, Henzo. O menino completou cinco anos e recebeu os amiguinhos, família,  colegas de trabalho e imprensa em uma noite inesquecível.

Entre os convidados estiveram presentes Mara Maravilha, Mc Bruninho, Giovana Chaves, Bela Fernandes, Duda Pimenta e o ator Jean Paulo. A alegria da criança ao receber cada um era contagiante. O tema da decoração foi dos Power Rangers, tudo pensado especialmente de acordo com o gosto pessoal do garoto que era a estrela da noite.

Henzo começou a influenciar desde que nasceu, abriu os olhos de empreendedora de sua mãe. “Tive meu olhar direcionado ao mundo da moda infantil quando fique sabendo que seria mamãe! O Henzo transformou meu olhar! Assim que nasceu, deu início a Henzo Moda Kids, ele andava bem vestido e tinha estilo próprio”, conta a mãe Ivania, cheia de orgulho. Na noite de comemoração foi também momento de apresentar a nova coleção da marca, um desfile lindo marcou a noite.

As assessoras de evento Ana e Victória não pouparam energia para que o melhor acontecesse e entre os parceiros da comemoração estiveram marcas importantes como Talentos Brilhantes, Henzo Moda Kids, Talentos Music, Buffet Planeta Kids, Lagravi, 7 ever eventos, Rod’s fantasias, News Style e fada eventos.

Veja as fotos do evento: 

Foto: Divulgação/Dércio Geraldo
Foto: Divulgação/Dércio Geraldo
Foto: Divulgação/Dércio Geraldo
Foto: Divulgação/Dércio Geraldo
Foto: Divulgação/Dércio Geraldo
Foto: Divulgação/Dércio Geraldo
Foto: Divulgação/Dércio Geraldo
Foto: Divulgação/Dércio Geraldo
Foto: Divulgação/Dércio Geraldo
Foto: Divulgação/Dércio Geraldo
Continue Reading

Famosos

Mariana Lewis ganha prêmio de melhor atriz juvenil no Rio Webfest 2019

Published

on

Mariana Lewis ganhou o prêmio de melhor atriz  juvenil no Rio Webfest 2019, maior festival de webséries do mundo que aconteceu ontem na Cidade das Artes, Rio de Janeiro.  É o segundo ano que a atriz de 14 anos leva o prêmio e desta vez  pelo personagem icônico Lady Macbeth na websérie “Macbeth O Rei do Morro”.  “ É o segundo ano que ganho este prêmio de melhor atriz e estou muito feliz e queria agradecer a todos que seguem o Canal Demais que acompanham nossas webséries que produzimos com muito carinho, muito obrigada!”, disse a atriz.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2019 Gazeta Nacional. Design by EGOBrazil.