Lentes em resina ou lentes de porcelana para os dentes, qual a melhor opção?

“Tudo depende das necessidades do seu tratamento. É necessário realizar um planejamento do seu caso,

“Tudo depende das necessidades do seu tratamento. É necessário realizar um planejamento do seu caso, através de escaneamento digital, raio X panorâmica, fotos, vídeos e o mock-up, que é como um “test drive” do seu sorriso. Tudo isso será utilizado para elaborar um planejamento personalizado exclusivo. Ambas possuem fins estéticos e funcionais, porém, vale ressaltar que existem diferenças entre elas.” esclarece Dra.Daniela Rodrigues. As lentes em porcelana são uma fina camada que envolve o dente, e medem de 0.2 a 1.5mm de espessura. Elas são cimentadas nas faces frontais dos dentes, podendo ser em apenas 1 dente ou até mesmo em todos os dentes, com o objetivo de corrigir a aparência, imperfeições como manchas, dentes desalinhados,servindo como uma “capa”. “Para aplicação das facetas de porcelana, normalmente é preciso realizar algum desgaste estratégico nos dentes para corrigi-los e para que a estética fique adequada, atualmente sua técnica está atualizada e garante que o desgaste estratégico é minucioso. argumenta

Lentes em resina :

As lentes de resina, podem ser camadas com a mesma expessura das lentes em porcelana são camadas ultrafinas com o mesmo objetivo das lentes em porcelana. Na maioria dos casos de lentes em resina, o desgaste no dente não é necessário ou realmente mínimo por se tratar de um material que não exige desgaste. A lente de resina dental é a mais indicada para corrigir a cor, espaços entre os dentes (diastemas), aumento do comprimento dos dentes e correção na largura e forma dos dentes, levando-se em consideração os desejos do paciente e o que proporciona melhor estética facial e do seu sorriso.” Podem corrigir dentes fraturados e lascados?

Verdade. Um dos usos mais comuns das lentes é para reparar pequenas fraturas e desgastes. Elas podem cobrir superfícies irregulares, melhorando a textura e promovendo um efeito polido e natural.

Pessoas com bruxismo não podem usá-las?

Mito. Pessoas que possuem o problema de bruxismo, desordem funcional que ocasiona ranger ou apertar dos dentes, podem sim usar esse procedimento para corrigir desgastes dentais e devolver estrutura perdida pelo desgaste. Porém nesses casos, é necessário que o paciente use placa de mordida após o procedimento. Em casos de bruxismo muito severo, pode ser preciso um tratamento com equipe multidisciplinar. Dessa forma será feito o controle da doença para evitar o contínuo desgaste dos dentes.

Preciso deixar de consumir certas comidas e bebidas?

Mito. Existem cuidados que são necessários para a manutenção da saúde bucal, mas nada diferente do que se deve ter com os dentes naturais, mesmo sem as lentes. Mastigar gelo, por exemplo, não faz bem a nenhum dente, pois há risco de fratura. As facetas ainda trazem benefícios em relação a alimentação, pois diferente dos dentes naturais, não pigmentam com bebidas escuras, como chá, e café por exemplo. Além disso, da mesma forma que não é recomendado mastigar alimentos muito duros com seus dentes, deve evitar também com suas facetas de porcelana ou lentes de contato dental. Na verdade, a resistência do dente com as lentes ou facetas até aumenta, portanto se houver alguma fratura, certamente iria ocorrer independentemente da presença das lentes ou facetas.

Esse tratamento é considerado reversível, contanto que busque um profissional capacitado, para que não sejam realizados desgastes desnecessários, exagerados e para que você se sinta feliz e com a autoestima renovada. Esse procedimento é um investimento importante para você e a escolha de um bom especialista vai gerar mais conforto e qualidade para esse investimento.

Posso retirar as lentes no futuro?

Pode sim. Uma vez realizado, as lentes podem ser substituídas por outras, mas se o paciente não quiser mais as lentes, essas poderão ser retiradas, da forma correta para que não comprometa a integridade dos dentes, por isso a importância da escolha do profissional capacitado para que não desgaste muito os dentes, oferecendo então uma técnica de preparo menos invasiva. Dra.Daniela Rodrigues finaliza ressaltando que as lentes de porcelana e as lentes em resina dental são importantes para corrigir a estética dos dentes, mas quando se trata de saúde bucal todo cuidado possível é necessário. Por isso, não deixe de consultar seu dentista e garantir que a higiene e a sua saúde bucal estejam sempre em dia.

Total
0
Shares
Related Posts